Erro na grid

Após o último upgrade que eu fiz do sc, todas as grids que começam pelo filtro, que gerei novamente o código fonte ficaram desconfiguradas, como se tivessem a largura máxima de pixels do navegador.
Até a release 8.1.003 não estava acontecendo isso, foi quando fiz meus últimos testes para ver se dava para migrar da 7.1 para a 8.1. Me programei esse final de semana para fazer a migração e isso me surpreendeu, lá vamos nós esperar mais um pouco para poder converter definitivamente.

Não migrei da 7.1 pra 8.1 e sim da 8.0 pra 8.1 e aqui funciona normal. Experimente criar uma outra grid, começando pelo filtro e veja se continua acontecendo o problema nessa nova grid.

Aparentemente se eu criar uma nova funciona, mas é praticamente inviável eu ter que recriar todas minhas consultas que uso assim. E foi depois da última atualização, porque até então estava tudo funcionando bem.
É o filtro que está com problema, pois se mando iniciar pela consulta a tela fica normal, abro o filtro modal ele está enorme

O erro está quando eu tenho um campo que no banco de dados é tipo text, utilizo bastante esses campos para cadastros, mesmo eu colocando Quantidade de caracteres = 50 ele mostra o campo no filtro baseado no tamanho máximo = 32767 e não na quantidade de caracteres. Até na aplicação nova aconteceu isso!!