Usando um formulário do tipo grid editável (view), adicionei um campo especial Label e criei uma ligação deste campos com outro formulário passando o ID do registro que é do tipo auto-incremento automático (MySQL) e é a PK do registro.
Todo registro que insiro e logo após salvar edito e clico no link dá erro por passar o ID vazio. Só funciona se eu fechar o formulário e abrir de novo ou então mandar reordenar. Acredito que ele não esteja recuperando da forma correda o ID gerado na inclusão, pois com a recarda do form funciona normalmente.
Tem mais detalhes do problema e testes no tópico http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?topic=6785.
Erikson,
Como você está passando o ID do registro como parâmetro?
Problema reportado para nossa equipe de bugs.
att,
Bernhard Bernsmann
Bernhard,
Eu crei um campo Especial Label e fiz a ligação através dele (nativo SC). Com isso, ele me dá a lista de campos nas propriedades de ligação e passo o campo ID_LINHA dessa tabela para a tabela da ligação. Na tabela da ligação tem uma variável global usada no WHERE do SQL [ii_id_linha]. A cláusula where ficou id_empresa = [ii_id_linha].
Agradeço o feedback Erikson. Vou verificar o problema com nossa equipe de bugs.
att,
Bernhard Bernsmann
Bernhard,
Acabei de criar um formulário que apresentou o mesmo problema, na versão 7.1.0020.
A equipe de bugs não atuou nesse problema, mesmo diante de sua gravidade?
Obrigado!
Você tem que recarregar a aplicação após fazer o insert… isso sempre aconteceu se não me engano!
Saulo,
Obrigado, mas adotei uma solução que achei melhor ainda: criar um grid. Esse grid tem uma ligação de aplicação com o formulário principal (pai) e campos com ligação de campo para cada formulário secundário (filhos). Além de evitar o problema do usuário clicar no link/label do formulário no momento da inclusão (esse não seria resolvido mesmo com a recarga após inclusão uma vez que clique seria no momento da inclusão), resolvo outro problema que é a necessidade de editar o registro para habilitar o link. De brinde, ainda ganhei o fato do valor do campo que é o link ser o total de registros de cada filho.
Veja o print da solução anexo. Os botões de edição e novo são ligação com o formulário de cadastro de tabelas e cada campo numérico azul é uma ligação (link) para seu formulário de cadastro da subtabela (Coleções, Acionamento, etc). Apenas faltou colocar o campo sublinhado (padrão link), mas não tem essa opção de formatação na consulta.

Muito bom, as vezes a solução esta no “Processo” e não na “Programação”!