ERRO GRAVE NA REGRA DE NEGÓCIO DO SC

Pessoal, pra quem esta migrando do V7.1 para o V8 (MUITO CUIDADO), pois quem tem Bibliotecas (Públicas) especificas e sabe que da trabalho fazer e montar (leva ate mesmo anos). Na migração o SC sobre-escreve as Bibliotecas de origem mesmo tando marcado a opção “Preservar”.

Exemplo:

Eu tenho uma Biblioteca que passei horas fazendo para o TCPDF. Antes a mesma era pra FPDF, e tenho 5 projetos desenvolvidos em SC. Porém estou fazendo a migração de “um em um”. O primeiro que migrei, refiz 100% a biblioteca pra TCPDF.

Hoje quando fui migrar o segundo projeto, percebi que a biblioteca que tinha feito no V8 tinha sido sobrescrita. Conclusão, eu perdi TUDO.

ISSO É UM ERRO, pois na migração o sistema teria que saber que existem bibliotecas e perguntar se desejaria sobrescreve-la.
Horas de trabalho, lamentável.

OBS( No ato da conversão, existe uma mensagem VERMELHA onde informa que caso esteja marcado “Sobrescrever” ele sobrescreve todo aplicação. MAS EU MARQUEI “PRESERVAR”, ou seja, deveria preservar tudo, ate as bibliotecas).

Mas serve de aprendizado e fica a dica pra quem trabalha com várias bibliotecas (Públicas)!

Quase tive um AVC agora de tanta raiva do SC.

As bibliotecas ficam em uma pasta na v7, não me lembro qual, acho que deveriam ficar em banco de dados como as aplicações, campos, etc. de qualquer forma é bom fazer uma cópia da pasta antes de migrar.

Depois e um tempo passei a replicar as bibliotecas publicas como sendo de projeto.

O SC não me diz quais bibliotecas estão em uso em um determinado projeto.

Um veterano cometendo um erro de iniciante desse. hehe

Todo mundo sabe que tem fazer isso:
http://www.uranium-backup.com/pt-br/

E as mídias hoje tão baratas manter cópias separadas de todos os projetos em DVD/BLU-RAY pelo menos 1 por mês, e manter
um backup diário automático, sempre que eu vou ensinar a alguém a mexer com SC é a primeira coisa que eu passo.

E Deus disse à Noé: “Faz backup que Eu vou formatar!”… Só que ele esqueceu do arquivo “dinossauros.rar”.

Sei que esta totalmente fora do contexto mais achei muito legal a frase :smiley:

E seus backups também estão em dia? hheehe

opa o buraco aqui e mais embaixo, 25 Projetos em total 4.6 GB de BKP ja compactado .rar full quality por dia sim o sim tem :smiley:

Independente de Backup a ferramenta deveria trabalhar ao menos direito de acordo com o que tem a oferecer. E não é o que ocorre. Ou seja, se há uma opção pra ser a cor vermelha, por que ta ficando verde e não vermelha? (Isso em várias funções).

Mas como dizia um velho professor: “O Aprendizado se massifica quando se há 2 coisas: Prática e Repetição”.

Todos os meus “erros”(aprendizagem) tenho como ponto positivo, e levo isso em minha vida em todas as vertentes.

Pessoal,

Infelizmente o SC faz isto conosco em algumas coisa e o que o Fred passou agora eu passei há algum tempo atrás quando fiz a mesma coisa, converti da 7 pra 8 e perdi uma biblioteca que eu tinha.

Ainda bem que não tinha feito nada de novo na 8 e removi tudo q refiz, mas colocando ela no projeto e ai deu certo.

Agora falando em backup, na semana passada eu perdi um HD com tudo que eu tinha e o meu backup era de uma semana atrás. Já instalei tudo em um novo servidor, uma VPS fora daqui, e postei no fórum quais pastas deveriam ser copiadas de forma automática, para que em caso de problemas eu possa reinstalar o SC do zero e apenas voltar as pastas do backup.

Não queria fazer um backup de tudo, pois só o SC tem um monte de coisas que eu não precisaria copiar.

Alguém sabe se isto é possível e aconselhável?

Se funcionar seria uma grande solução, pois o backup poderia ser feito de forma automática, várias vezes ao dia, e armazenados em uma conta Glacier da Amazon, que o custo é muito baixo.

[]'s a todos.

Outra coisa que gostaria de deixar como experiência é que ele sobrescreve os THEMAS customizados. Então se você tem themas customizados e vai fazer a migração eu pergunto:

COMO FAZER O BACKUP DOS THEMAS?

Responde ai Jailton, hehehehe…

salva os temas com outro nome.

Eu fiz isso! Pelo menos os themas se salvou, mas não é opção de backup. Visto que essa solicitação foi pedido desde a versão 6 do SC. E ate hoje nada.

Por hora que esta dando certo é isso:
Salvar a pasta ‘devel’, e se customizar temas clonar ‘salvar’ com outro nome.

Caso opte por Guardar a base do SC em MySQL, etc usar um gerenciador de backup separado também para fazer o backup do MySql ‘BASE SC’.

Seria muito interessante uma explicação do pessoal da NetMake sobre isto.

Eles, melhor do que ninguém, poderiam nos informar o que deve ser salvo em backup para que em caso de problemas o sistema possa ser reinstalado e não perdermos nosso trabalho.

Uma outra coisa é que poderíamos ter uma explicação da estrutura de pastas do SC e para que servem, tornando nossa vida muito mais segura e fácil.

Netmake,

Por favor, nos informem como podemos realizar um backup seguro de todo o ambiente de desenvolvimento.

Existe uma forma de chamar a aplicação de Backup do próprio SC pela linha de comando?

Assim poderia colocar ela no cron e fazer um backup, usando a própria ferramenta, e gerando os arquivos necessários, que poderiam ser salvos fora da máquina.

Aguardamos ansiosos por uma explicação deste importante assunto.

Agradecemos antecipadamente.

[]'s