Erro em grid - 30 dias aguardando solução do bug

Undefined variable: arr_new_qs | Script: C:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\devel\compat\nm_select_atualiza.php linha: 515

Este erro aconteceu em 2 grids que não tem nenhum evento manipulado, aplicação padrão, apenas com filtragem inicial na cláusula where. O erro não ocorre em tempo de execução e sim em tempo de projeto. Ao manipular a string sql o sc abre uma janela com este erro.

Uso estas 2 grids como detalhe em um form, cuja navegação ficou comprometida, entrando em loop eterno, e os 2 detalhes não são executados/exibidos.

Aguardando solução.

Boa tarde rrma,

Devido a natureza do problema, por gentileza entre em contato com nosso suporte. Caso seu suporte esteja inativo, o Sr. pode nos contatar como usuário Trial / Problema da Ferramenta.

Nossa equipe de suporte vai se encarregar de verificar se o problema é de fato um bug, e caso seja, reportará o bug e o Sr. terá todo o acompanhamento através de tickets ou email.

att,
Bernhard Bernsmann

Ok Bernhard, tentarei agora mesmo.

Pra piorar a mensagem não aparece sempre, só que mesmo não aparecendo as consultas ficaram comprometidas quando usadas como detalhe.

Vou ao suporte online agora mesmo e posto aqui o resultado.

Obrigado.
Rodrigo

Bernhard, conforme sua orientação, segue ticket cadastrado.

Ticket Submetido
O seu ticket foi submetido. O seu ticket pode ser referenciado usando o ticket id: 17811-1905111757

Aguardando resposta.
Muito obrigado.

Rodrigo Araújo

Segue resposta ao ticket

Bom dia,
Caro Rodrigo,
Agradeço seu contato e faremos o possivel para ajudar a solucionar seu
problema.
Vou precisar que o senhor faça alguns testes. Como informado esse
problema aconteceu depois que foi feita a última atualização, mas
antes que seja definido como bug é preciso analisar.
Vou solicitar ao senhor por favor, que tente recriar as duas
aplicações GRID e teste elas usando a mesma configuração das GRIDS
anteriores. Se o problema persistir com essas aplicações (ou se ja
testou recriando as aplicações), faça uma atualização manual
seguindo o procedimento do tutorial
indicado:
http://helpdesk.scriptcase.com.br/kb/article/portugues/scriptcase-update/atualizacao-manual-versao-6
Após fazer esses procedimentos, caso não resolva envie por favor seu
diagnosis e também, apenas as aplicações envolvidas junto com as
respectivas tabelas.
Atenciosamente,
Fillipe Celestino
Suporte Netmake

===========================================

Recriar??? Os “testes iniciais” são recriar as apls! Fala sério, se eu quisesse recriar tinha feito sem usar suporte.
Bernhard, agradeço a ajuda, mas o suporte não ajudou nem um pouco.
Ao invés de investigar a causa do erro para corrigir eu sou sugerido e refazer e se o erro persistir, aí sim mandar tudo pra lá. Quer dizer que seu eu refizer e não der erro é porque não existe o bug!
Putz! Me lembrou a GAS!

Prezados,

Pelo erro e variavel retornada, o erro acontece na configuração do QuickSearch.

Teste alterarando a configuração removendo os campos e adicionando novamente, se possivel remova da barra de ferramentas depois coloque, para ver se o erro ainda persistir.

Creio que com isso o QuickSearch será atualizado e não dara mais este erro.

Att,

Yuri, obrigado por responder.

Mesmo não usando nenhum item na barra de ferramentas e no quicksearch, eu fiz o procedimento que pediu. Inseri itens, salvei, retirei os itens e salvei novamente, regerei, e nenhum erro acontece.
Só que tem um detalhe.

Essas 2 consultas, quando executadas de forma independente, funcionam 100%, até porque não tem nenhum evento, nada a ser executado, são apenas para exibição conforme um filtro.
Quando eu ponho as 2 consultas para serem usadas como ‘detalhe’ em um form mestre, aí sim elas causam problema, pois impedem a navegação dos registros do form pai. Elas fazem com que o form pai, ao clicar em avançar registro, entre num loop eterno, até se mostra na tela que o novo registro foi posicionado (tela escurecida ajax) mas a caixa ajax “Processando” não sai nunca da tela.
Pra piorar, esse comportamento estranho só acontece da segunda vez em diante que o form pai é executado. Quando eu limpo o cache do navegador e executo o form, nenhum problema acontece. Se eu fechar e executar novamente aí o form pai não navega mais.

Se eu retirar do form pai essas 2 consultas, ele navega normalmente.

Essa não é a primeira vez que encontro este problema, por várias vezes fui obrigado e recriar consultas e reinserí-las no form pai para fazer funcionar, e em alguns casos, tive que fazer isso mais de 1 vez, pq bastava qualquer alteração feita na consulta e ela já não funcionava como detalhe, causando o erro de navegação no form pai.

O que é que eu faço?

PS: Esse é um problema que encontro desde a versão 5.

Yuri, Bernhard e demais colegas, creio ter identificado o problema.

O problema está no “Intervalo de Refresh” definido nos 2 grids. Setando como ZERO, elas não dão mais problema na navegação no form pai. Basta setar um tempo qualquer para que elas apresentem o problema de navegação no form pai.

Acontece que eu preciso do refresh, pois essas 2 consultas mostram justamente o resultado do que é feito em um form detalhe, tentarei explicar melhor:

No form pai use a divisão por páginas (abas). Em uma das páginas tenho 3 blocos
Bloco 1 - form com inclusão de faturamentos
Bloco 2 - grid com parcelas geradas, a medida que um registro é criado no bloco 1
Bloco 3 - grid que mostra os boletos gerados, a medida que um registro é criado no bloco 1

Por conta disso, setei o refresh dos 2 grids para 30 segundos, para que o usuário acompanhe a geração dos registros secundários, mostrados nas 2 grids. Sem esse refresh a tela fica estática.

O que eu devo fazer?
Yuri, você acha que essa questão do refresh é um bug e será corrigido, ou eu é que estou usando errado a ferramenta?

Grato.
Rodrigo

Bernhard, Yuri, ninguém???

Rodrigo não tenho a solução, mas venho aqui reforçar o seu problema pois também ocorreu comigo, setando o refresh do SC ele buga e entra em loop. Minha solução temporária foi usar a função do javaScript.

Opa Rodrigo,

Nossa equipe de bugs está analisando o caso.

att,
Bernhard Bernsmann

Srs, também tenho o mesmo problema.
Acabei de fazer o update para versão 6 e quando altero o SQL da consulta importada, esse erro ocorre e os campos selecionados em “Posicionamento dos campos” saem da seleção. Seleciono eles novamente e salvo e todos voltam como não selecionados.
Esse problema também tive quando migrei para versão 5 e foi feito um script para essa correção. Demorei todo esse tempo pensando que a verão já estivesse estabilizada e já encontro esses problemas… e versão 7 vem aí…
Pelo jeito teremos que novamente refazer todas as consultas…

Bernhard, 1 mês se passou e ainda não veio a solução para o problema.

Apenas relembrando, consultas usadas como detalhe em forms “mestre/detalhe”, quando usam tempo de refresh diferente de zero, estão impedindo a navegação do form pai.
[size=18pt]Vídeo exemplo[/size]

Peço por gentileza que solicite a correção do problema urgentemente, pois está me causando desconforto junto aos meus clientes.
Aguardando atentamente,
Rodrigo Araújo

Ainda não foi resolvido isso?

Ticelso, se o seu problema também envolve o intervalo de refresh, eu tenho uma solução temporária que passei para o Rodrigo.

Só que até o momento ela só funciona no Chrome.

Testei a solução do Robert e funcionou perfeito no chrome e firefox.
Não testei em outros pq não tenho instalado.

Senhores, 2 meses se passaram e nada de retorno da NM.
Será que a versão 7 vem com o mesmo bug??? E na 6, como fica???

Rodrigo,

Tenho bugs reportados a NM e com a resposta que serão corrigidos na próxima atualização, só que não consigo mais contato com o suporte, os e-mails não são respondidos e dando a impressão que a V6 morreu aí.

Segundo o Sr. Henrique TODOS os e-mails são respondidos.

George, se sair a v6 não ficar plenamente funcional até a saída da v7 ou se ela deixar de ser corrigida nós podemos nos organizar pra buscar buscar meios mais efetivos de reclamar nossos direitos. Vamos ver como fica…Estou só esperando.
Isso ocorreu da v4 pra v5 e da v5 pra v6, não podemos deixar se repetir.