Erro durante a tentativa de conectar com o banco de dados mysql

olá amigos,

Hoje, ao tentar criar uma conexão com o banco de dados mysql, apareceu a seguinte mensagem de erro:

Falha na conexão.

Connection attempt failed: SQLSTATE[HY000] [2002] No such file or directory

Prezados boa noite

Estou com o mesmo problema relativo à conexão de um controle para uma consulta através de um botão do tipo Ajax.
O erro:
Ocorreu um erro durante a conexão com o banco de dados:
Connection attempt failed: SQLSTATE[28000] [1045] Acesso negado para o usuário ‘nome_banco’@‘meu_ip’ (senha usada: SIM)

Quanto o acesso das demais aplicações, está tudo ok.
Alguém já passou por isso? Alguma solução?

Olá boa tarde

No meu caso encontrei a solução:

Uma ação foi gerar aplicações que estavam com um shema de “log” que havia criado em outro momento e que não utiliza mais, ajustei as aplicações para um shema atual, gerei novamente e as publiquei e tudo ficou funcionando.

Outra coisa foi que estava sem acesso a alguns campos especiais (como CEP, CPF, etc), fiz o recomendado aqui no fórum, logando-me no scriptcase em outro idioma, fazendo logout e entrando novamente em português. Após isto os campos especiais voltaram.

Bem, aparentemente estas ações resolveram, mesmo sem muita lógica! Em síntese, recriar, gerar e publicar pode ser uma solução.

Obrigado a todos pela atenção.

Este erro é por causa da falta do socket;
Abra o php.ini e procure:
mysql.default_socket e veja se há algo assim:
mysql.default_socket = /caminho/para/mysql.sock

se não tiver o php não conseguirá conectar.

Veja nos logs do mysql e do ambiente operacional se algo não está deixando o mysql criar o socket da conexão.

Estou tendo o mesmo problema ao tentar instalar o SC numa VM ubuntu, consegui instalar o SC e rodar a interface, mas estou tendo problemas ao tentar conectar o banco. Consigo visualizar que está com o socket, mas mesmo assim apresenta problemas. (instalando a v8)

Este erro é bem antigo quando o driver php ainda era o mysql, Acho que nem existia o mysqli.
Tente conectar pelo ip. As distros atuais estão vindo com a conexão ao mysql via sock desabilitada.
A conexão via ip tem que funcionar.