Erro de acentuação ao salvar itens de select manual

Bug recorrente, já tinha sido dado como resolvido e agora apareceu novamente.

Em form, edição de campos, ao recuperar um select manual previamente gravado (carregar definição de lookup), os itens trazidos para a lista estão vindo com erros de acentuação.

Vamos ajudar a NM nessa. Esse erro acontece porque o charset do banco do SC é diferente do charset setado no HTML.

Ai quando você salva isso, na hora de visualizar ele mostra errado. Na verdade charset é muito chato.

Mas foi dado como resolvido mesmo.

Mais um velho bug que já foi até dado como corrigido, mas vem desde a V5 e até agora nada!
Será corrigido na V6 pelo menos? Ou vai pra V7?

Nunca saberemos.

Até aceito que existem outros bugs prioritários, mas esse vir desde a v5 e a v7 chegando, é realmente um descaso com a gente.

eu desisti dessa…
faço a correção atualizando o valor e pronto…
isso ocorre quando vc grava o modelo…

Rrma,

O problema pode estar acontecendo devido a suas configurações de charset e collation.

De qualquer modo, estou adiantando o problema para nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann

Bernhard, como é que o problema é de configuração minha se este erro acontece apenas neste ponto do SC?
Nenhum outro lugar do sc, em nenhum outro sistema ou site eu tenho problema, só ali, como pode ser configuração minha???
Este problema já aconteceu antes, tinha sido resolvido por um tempo, agora voltou novamente.

Opa Rodrigo,

Eu não teria como saber disso sem perguntar heheh.

Minha intenção mesmo, é apontar os desenvolvedores para uma possível solução.

att,
Bernhard Bernsmann

Tranquilo.
Provavelmente há mesmo um problema de collation ou charset, mas na leitura/gravação dessa informação pelo SC.

Pois é creio que só essa tabela, porque outras coisas que salvamos no banco do sc, elas retornam corretamente, como nome de aplicações, descrição de campos, porque só no select ocorre o erro?

E parou por aí, saiu a v7 e o erro caiu no esquecimento.
Palmas pra nm.

Solução:

Ferramentas -> Regionalidades -> Idioma

Crie as opções da Consulta e as utilize, ao invés do texto plano.

Com isso você pode criar até em outros idiomas…

Boa Sorte!