Erro após atualização para 9.12.030(3)

Após atualização do SC, foi só regerar todos os fontes e uma publicação avançada de todas as apls que o sistema parou de funcionar, com o seguinte erro:

Ocorreu um erro durante a conexão com o banco de dados:
Connection attempt failed: SQLSTATE[HY000] [1698] Access denied for user ‘usuario’@‘localhost’

O mesmo erro em 2 servidores diferentes (provedores diferentes). Não é questão de permissão pois tudo funcionava normalmente antes da publicação. Cheguei a recriar a conexão, atualizei ambiente de produção, mas nada resolve. Tanto via phpmyadmin como via terminal, consigo logar normalmente e acessar os bancos mysql com o mesmo usuário que o erro mostra.

Mais alguém passando pelo mesmo problema?

@Danilo_Lima, teria alguma informação a respeito?

Refaça as conexões …………………

Insisto que há algo errado na release 9.12.030.
Usando um outro SC (de um cliente), em outro servidor, bastou gerar e publicar (publicação avançada sem css) 1 aplicação, para que todas as aplicações que estavam prontas parassem de funcionar, dando o erro:
Erro ao estabelecer a ligação com a base de dados:
Connection attempt failed: PDO::__construct(): Argument #1 ($dsn) must be a valid data source name"

Aplicações que estavam funcionando e não sofreram nenhuma atualização pararam de funcionar pq não é possível conectar ao banco. Ter 2 instalações distintas do SC com o mesmo problema, justamente após atualizar para a release citada começarem a dar problema, indica que há algo de errado. Não adianta refazer conexão, nada no servidor foi alterado no ambiente.

@Danilo_Lima peço por favor para dar uma atenção especial ao caso. Os sistemas estão parando com uma única publicação.

Publiquei aqui e não deu erro

Qual o banco de dados que seu projeto acessa?

No meu servidor:
MariaDB: 10.11.11-MariaDB-0+deb12u1

No outro SC (do cliente):
MySQL 8.0.33-0ubuntu0.22.04.4

Eu publiquei no Windows com MariaDb

Pra vc ter uma ideia, trabalhei semana passada no SC do cliente e deixei algumas aplicações prontas.
Em algum momento depois ele atualizou o SC para a release 9.12.030.
Ontem a noite me reuni com o cliente e mostrei tudo que havia feito na semana.
Hoje cedo trabalhei em uma nova aplicação, com o SC já atualizado. Após publicar a aplicação nova, passei a ter todas as aplicações que usam a mesma conexão com este erro (antigas e a nova).

As aplicações que não alterei mas que usam outra conexão (o projeto dele tem 3 conexões para 3 bancos separados) não estão apresentando erro de conexão. Aposto que se eu alterar qq aplicação que use uma conexão diferente, todas que usarem a mesma conexão tb irão parar.

Isso tudo falando apenas deste SC do cliente.
O meu SC foi exatamente a mesma coisa. Atualizei uma aplicação em um projeto que só tem uma conexão pra tudo. Todas as aplicações pararam de conectar. Até que o mistério se resolva não posso colocar nada em produção, nem no meu SC, nem no SC do cliente (está tudo em teste/homologação).

E se fizer uma publicação típica ?

Também tentei no meu SC, deu na mesma. (Na verdade cheguei inclusive a eliminar tudo dentro do diretório da aplicação, deixei vazio mesmo e publiquei usando a típica, diretório em disco no próprio servidor do SC)
Logo mais a noite irei tentar usar MySqli como driver, no ao invés do MySqlPDO. Esse teste não fiz ainda.

Limpar destino totalmente inclusive _lib
Publicar de forma típica
Refazer as conexões

Foi exatamente isto que descrevi que fiz.

Nesse meio tempo, algo aconteceu, só não sei o quê.
Nos meus 2 servidores (uma vps criada na unha e uma hostgator), sem eu fazer absolutamente nada, voltaram a conectar nos bancos como se nada tivesse acontecido.

No SC do cliente, a publicação local passou a funcionar sem problemas, mas o ambiente de homologação ainda dava o mesmo erro. Acabei de gerar fontes e publicar (avançada sem css), e tudo voltou à normalidade. Sinceramente, não sei o que houve.

PS: conversando com o cliente, concordo com ele que pode ser algum tipo de cache no navegador, mesmo eu usando aba anônima para acessar a publicação local e depois outra anônima para acessar a publicação remota. Talvez algo cacheado sobre os dados de conexão, enfim, não sei o que houve. De repente, voltou tudo a funcionar.