Erro ao validar campo

Tenho um formulário no SC que existem um campos que só são mostrados dependendo da opção marcada em um select.
Se esse campo estiver visísivel eu faço a validação dele no on_validate através de um método PHP, porém está ocorrendo um erro ao validar!
Se eu deixo o campo em branco e coloco salvar o mesmo apresenta uma mensagem de erro pré-definida corretamente, porém se digito algo no campo e coloco salvar novamente o mesmo apresento o erro novamente e se colocar mais uma vez para salvar, o mesmo salva corretamente!
Já tentei usar o before_update e o before_insert porém o erro persiste!
Inclusive modificando algumas vezes o erro muda, ex.:
Eu deixo em branco o campo e coloco salvar e a mensagem de erro é apresentada, ao digitar algo no campo e colocar em salvar ele apresenta a mensagem de erro, a mesma some e em seguida é salvo com sucesso o registro!

método: m_php_validar_campos

if (empty({v_m_id_unidade_origem})){
if(empty(trim({uni_externa_origem}))) {
sc_error_message(“Unidade externa de origem deve ser preenchida!”);
}
}

if (empty({id_unidade_destino})){
if(empty(trim({uni_externa_destino}))) {
sc_error_message(“Unidade externa de destino deve ser preenchida!”);
}
}

obs.: com ajax no on_change a depender da opção marcada em um select o campo é exibido ou não!
evento ajax: id_unidade_destino_on_change

m_php_exibir_unidade_destino();

if (empty({id_unidade_origem})) {
sc_field_display({uni_externa_origem}, on);
}
else
{
sc_field_display({uni_externa_origem}, off);
{uni_externa_origem} = ‘’;
}

Tem outro ajax e método php com a mesma finalidade para unidade_destino

Boa tarde! Nas versões mais atuais saiu uma macro que é a sc_field_no_validate(‘nome_do_campo’)

Dá uma olhada nela.

Então essa função é somente para validações feitas na tela de configuração, o que não é o caso!
“Validações criadas pelo desenvolvedor em eventos, métodos ou bibliotecas não serão consideradas”
E mesmo assim, o problema é que eu quero mesmo validar, o problema é que está validando errado! O scriptcase está se perdendo!

https://www.youtube.com/watch?v=BqluexxyUYY

Segue o problema!
Alteraram o tópico para programação ao invés de bug! Isto não é erro de programação, mas sim um bug!
Eu sou novo no scriptcase, mas mostrei para devs que tem anos de experiência no scriptcase