Erro ao Incluir Registro

SC ver: 9.13.006
SO.: win 11
Base de Dados: MySql 8.0.43

Problema:
Ao compilar aplicações nessa versão do SC, que estavam funcionando normalmente, agora dá esse erro ao incluir um registro no banco:

Fatal error: Uncaught PDOException: There is already an active transaction in C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\prod\third\adodb\drivers\adodb-pdo.inc.php:361 Stack trace: #0 C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\prod\third\adodb\drivers\adodb-pdo.inc.php(361): PDO->beginTransaction() #1 C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\app\SiE\cad_aplicacao_material\cad_aplicacao_material_apl.php(4463): ADODB_pdo->BeginTrans() #2 C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\app\SiE\cad_aplicacao_material\cad_aplicacao_material_apl.php(1701): cad_aplicacao_material_apl->nm_acessa_banco() #3 C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\app\SiE\cad_aplicacao_material\index.php(3779): cad_aplicacao_material_apl->controle() #4 {main} thrown in C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\scriptcase\prod\third\adodb\drivers\adodb-pdo.inc.php on line 361

Se alguém tiver alguma solução ou se for algum Bug, agradeço o direcionamento.

A primeira coisa que oriento é olhar a linha no arquivo: cad_aplicacao_material_apl.php(4463)

analisar x linhas antes e depois.

1 Curtida

Obrigado pela resposta, mas esse erro é generalizado em várias outras aplicações, inclusive essa linha de erro é sempre referente a conexão do SC com o banco.

$this->Ini->sc_tem_trans_banco = $this->Db->BeginTrans(); [ linha 4463]

A aplicação tem código personalizado?

Você forçou alguma
Transação no banco?

Não, são formulários simples, com conexão padrão do Sc.
Como disse estavam funcionando normalmente.
Estou criando do zero novamente, pois essas aplicações foram importadas a tempos da versão 8. Estavam funcionando na versão 9 do sc, mas com essas últimas atualizações, deixaram de funcionar corretamente. Eu já vi isso acontecer em outras versões: aplicações feitas em versões anteriores qdo importadas algumas vezes podem dar problemas indecifráveis, então eu as Crio na versão atual, com os mesmo códigos, mesma conexão, mesmo banco e tudo funciona como se nada tivesse ocorrido.

É o que estou tentando fazer agora pra ver se resolve.
Caso o erro persista vou reportar ao BUG do SC.

Obrigado!

Entendido, sendo assim melhor reportar o bug

Você viu este detalhe acima? Viu se tem uma transação presa no banco?

Sim, já vi isso, mas essa mensagem sempre aparece em todos os formulários, em que tento realizar a inclusão.
Não há nenhum outro acesso ou operação sendo executada.
Esse sistema existe desde 2017, funcionando, passou por várias versões do SC, mas agora está dando esse erro direto.
Se eu tivesse feito o sistema agora, até poderia estar com algum problema no acesso ao banco, mas não é o caso… já tem vários anos funcionando.
Já mudei até o colaction do banco e nada.
já recriei as aplicações…
Não sei mais o que fazer…

Em desenvolvimento?

Tenta realizar uma atualização manual do SC.
Qual banco de dados?

Tentou uma conexão não PDO?

Tente reiniciar o banco depois do horário comercial ou num horário de baixo movimento. Somente para descartar.
Se for innodb pode executar a quente SHOW ENGINE INNODB STATUS;
Já tive situação de ter uma transação fantasma que não aparecia no show processlist.
Mas conseguir ver com SHOW ENGINE INNODB STATUS;

Ele está usando pdo -> Fatal error: Uncaught PDOException