Erro ao gerar aplicações controle e formulário

Ao gerar aplicações controle e formulário, ocorre o seguinte erro:

chmod() [function.chmod]: open_basedir restriction in effect. File(/home/) is not within the allowed path(s): (/home/elciojs/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) | Script: /home/elciojs/www/sc7/devel/lib/php/functions.inc.php linha: 749

Nas aplicações grid não tem problemas.

Estou hospedado no kinghost linux. SC versão 7.00.0004.

Alguma dica?

Boa noite,

Já verificou as permissões das pastas e arquivos?

att,
Bernhard Bernsmann

Sim, todas as pastas e arquivos estão com permissão 755, conforme recomendado no descritivo de instalação manual em host. Segui esse link de instruções:

http://www.scriptcase.com.br/site/v7_tutorial/v7_tutorial.php?show_tutorial=true&so=2&inst=2&conv=3&ln=pt

O erro persiste.

Elcio

O open_basedir configuração é usado principalmente para evitar os scripts PHP para um determinado usuário de acessar arquivos na conta de outro usuário. Por isso, normalmente, os arquivos em sua própria conta deve ser lido por seus próprios scripts.

Acredito que no google tem vários casos com esse erro: “open_basedir restriction in effect. File(/home/) is not within the allowed path(s)” da uma pesquisada.

Solicitei também que o pessoal do provedor (Kinghost) verificasse o problema. A resposta foi a seguinte:

Pelo erro que seria apresentado o seu sistema estátentando gravar, ou ter acesso ao diretório /home/ o qual omo está emambiente compartilhado não seria possivel o acesso no /home/ do servidor web,verique este caminho em seu sistema e altere o mesmo para efetuar o acesso/gravar no diretório de seu FTP que seria /home/elciojs/

Nas configurações de “Diretórios do Sistema” que tem na adminstração do SC, está tudo certo, mas o SC está direcionando algo para a raíz do provedor…

Acredito que seja um erro mesmo… ou onde devo ajustar isso?

Ainda não consegui resolver o problema.
Fiz uma reclamação no Kinghost, pois o php.ini não está acessível no host, mas as demais condições estão normais.
Fiz a instalação partindo do zero e continua o mesmo problema.
A resposta que tive do provedor:

Conforme informado anteriormente, a dificuldade é gerado pelo seu path, onde está configurado /home, o qual não é permitido acesso. O path correto seria /home/elciojs/www/sc7.

Vale ressaltar que há diversas instalações do Scriptcase em nossa estrutura, e nenhuma destas necessita de acesso à edição do php.ini. Sendo assim, tal permissão, que não é permitida em nossos ambientes por questões de segurança, não é fundamental para o correto funcionamento da ferramenta.

Sendo assim, você deve verificar junto ao desenvolvedor da ferramenta a forma correta de instalação da ferramenta em seu ambiente.
Olha como está o path configurado no sc:

Não tenho idéia do que pode ser…

Alguém aí já passou por isso?

Obrigado.

Eu hospedo também no KINGHOST, mas só a produção final já para uso do cliente, desenvolvimento eu só faço aqui local no WIN 7 64.

Elcio,

Por gentileza entre em contato com nosso suporte. Devido a natureza do problema, caso seu suporte esteja inativo, o Sr. pode nos contatar como usuário Trial / Problema da Ferramenta.

att,
Bernhard Bernsmann

Bernard,
Obrigado pela atenção Bernhard.
Eu abri um ticket dia 02/03 (elciojs é meu usuário na netmake) e estou sendo atendido por Denny Barros, mas é complicado… A demora é muito grande e as perguntas são triviais… Mandei uma enorme quantidade de informações, bem como criei um usuário e senha para teste com um pequeno projeto para ajudar na solução… Já me fez duas respostas que até irrita com o tipo de pergunta… Vc já instalou do zero em outra pasta? (Óbvio que sim)… agora demora mais um dia para falar outra coisa.

Muito ruim esse suporte, por isso não o pago. Até para problemas do proprio software são devagar…

Vou continuar esperando… Quando eu obtiver uma resposta plausível, compartilho com nossos colegas aqui do forum.

Obrigado.

Elcio,

Muito obrigado pelo feedback.

Infelizmente algumas dessas questões triviais são necessárias porque temos todo tipo de desenvolvedor no ScriptCase. Temos clientes que trabalham desde a V3 (e até mesmo antes), e também temos clientes que acabaram de começar a utilizar a ferramenta. Algumas das questões mais simples, muitas vezes é a que resolve o problema, e por isso não podemos deixá-las de lado.

att,
Bernhard Bernsmann

Bernhard,
Entendo que a base de clientes é grande, eu mesmo comecei a utilizando a V2.
Estou empenhado em ajudar a resolver, liberei acesso ao sc instalado e agora dei até meu usuário e senha para acesso ao host, vcs poderão fazer até um novo upload para constatar o problema, porém continuo achando moroso demais.
Gosto da ferramenta e acredito que assim também estou contribuindo para melhorá-la.
Obrigado
Elcio

Está sim Elcio, muito obrigado!

att,
Bernhard Bernsmann

Bernhard,

O pessoal do suporte encontrou alguma falha gerada pela função is_dir() que tentava acessar a pasta /home do host. Na geração das aplicações já fizeram uma correção que normalizou o problema. Ainda precisa verificar que o mesmo erro acontece quando se instala um novo projeto exemplo, mas já avisei e o pessoal retornou que será verificado.

Na próxima atualização já virá a correção.

Muito obrigado.

Elcio,

Obrigado pelo feedback.

Att,
Bernhard Bernsmann

Eu tive que insistir muito para que meu provedor incluísse o diretório “/tmp” no open_basedir do php. Sem isso as aplicações geradas com SC6 simplesmente não funcionam normalmente.

A mensagem que aparecia era esta:
is_writable() [function.is-writable]: open_basedir restriction in effect. File(/tmp) is not within the allowed path(s): (/var/www/softideias/:/usr/share/:/var/www/tmp/:/usr/local/Zend/)

Pontos do sistema gerado que tentava acesso ao /tmp (informado pelo provedor):
_lib/prod/third/adodb/tests/test.php: $ADODB_CACHE_DIR = dirname(TempNam(’/tmp’,‘testadodb’));
_lib/prod/third/adodb/tests/testcache.php:$ADODB_CACHE_DIR = dirname(tempnam(’/tmp’,’’));
_lib/prod/third/adodb/adodb.inc.php: $ADODB_CACHE_DIR = ‘/tmp’; //(isset($ENV[‘TMP’])) ? $

Gostaria de saber se esta correção já foi feita nos fontes gerados, para que qualquer provedor com boa segurança possa hospedar as aplicações geradas.

Grato.
Rodrigo Araújo

Rodrigo,

Vou verificar com nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann