Erro ao excluir registro no Postgresql

Tenho uma aplicação desktop onde executo a seguinte situação (banco de dados postgresql):

  • Ao excluir um registro eu altero somente a situação do registro via trigger;
  • Na aplicação desktop e no pgadmin, funciona normalmente, porém o scriptcase exibe a mensagem que o registro possui relacionamentos, e realmente tem! mas somente faço este DESVIO via trigger, pois atualizado um campo como ‘C’ para cancelado e mantenho todos os registros na base de dados

Pergunta tem como o scriptcase não verificar estes relacionamentos no banco (chave estrangeira)?

Já verifiquei o fórum e encontrei o link Auditoria - Marcar registro como apagado e não exclui-lo do banco. porém é de 2010 , e gostaria de saber se existe alguma solução mais plausível.

Olá,

Não é possível, porque provavelmente o erro que o scriptcase está interpretando é do banco de dados e não da ferramenta, e pelo que sei não existe uma forma do scriptcase desabilitar estas funções, apenas adicionar outras exceções.

Ola

Pelo que entendi; vc não esta excluindo um registro e sim fazendo um update para alterar a situação do registro e se for o caso deve usar update e não delete.

Faça o seguinte:

Na tua CONSTRAINT do relacionamento no banco, provavelmente esta como NOT NULL
na foreign key, coloque como DEFAULT NULL e no formulário do SC em Editar Campos
em ValorDB informe como NULL e pode testar.

Vou validar este caso.

Então, isso eu executo normalmente em outras linguagens de programação, pois utilizo as regras de negócios na base de dados.