Erro ao criar projetos de exemplo com conexão mariadb

Ola

Toda vez que desejo criar um projeto de exemplo(qualquer um), no caso de hoje o projeto CRM, ele detecta um erro ao criar ou listar as bases de dados existente usando o banco de dados mariadb do xampp(só acontece nesse banco de dados) e apresenta a seguinte mensagem : [font=Arial][size=12px]Connection attempt failed: SQLSTATE[HY000] [1045] Access denied for user ‘root’@‘localhost’ (using password: YES)[/size][/font]
[font=verdana, arial, helvetica, sans-serif]Normalmente, na gambiarra crio com qualquer outro banco de dados (sqllite,sql server,etc…) e depois deleto a conexao e a recrio a conexao no banco maridb (depois que o projeto esta criado consigo criar/editar/deletar a conexao do mariadb normalmente).[/font]

[font=verdana, arial, helvetica, sans-serif]Uso o windows 10 e o xampp com mariadb com usuario root e senha em branco.[/font]

[font=verdana, arial, helvetica, sans-serif]Acredito ser um bug que venho notando ja a algum tempo, e estou reportando para tentar melhorar a ferramenta.[/font]

Olá Sr. Moacir de Olive

Provavelmente o problema é sua conexão com banco.

Ex:

<?php $username = "root"; $password = ""; $conn = new PDO('mysql:host=localhost;port=A_PORTA_DO_SEU_XAMP ;dbname=NOME_DO_SEU_BANCO', $username, $password); ?>

Eu uso o MariaDB 10.2 aqui como padrão é só na hora que instalar ele definir uma senha; Eu nunca deixei sem senha o root, por isso nunca tinha visto este erro.
https://downloads.mariadb.org/mariadb/10.2.19/

Windows 10 64, e servidor Apache/PHP da própria instalação .exe do SC no caso isso é para o Desenvolvimento.