ERRO AO CONFIGURAR NO UBUNTU 9.10

Criei o ambiente de produção normalmente, e quando vou configurar a conexão deu a seguinte mensagem de erro: O módulo PHP responsável pela conexão com o banco de dados não está carregado.

Como resolvo esta bronca?

Lembrando que estou PUBLICANDO neste servidor, o meu ambiente de desenvolvimento é Windows (outra máquina). No servidor já está rodando o PHP5, Apache2 e Firebird 2.1 e todos funcionando corretamente.

Bom Dia,

Você terá que compilar o php com a extensão ativa. Neste caso, é diferente do Windows, no linux não é só habilitar a extensão.

Como é ubuntu, você pode utilizar o apt-get para instalar isto. Não lembro agora o comando para colocar interbase/firebird no PHP.

Mas, seria algo como “aptg-get install php5-interbase”.

Para confirmar isto veja o info.php. Ex. http://ip/info.php

Rodrigo Lins.

.Blz Rodrigo, consegui passar por este ponto, so que agora quando coloco o caminho do banco localhost:/var/www/SIASA/_Dados/SIASA-PB.FDB e testo a conexao, ele da a seguinte mensagem:

Ocorreu um erro duranta a conexão com o servidor de banco de dados.

Unable to complete network request to host “localhost”. Failed to establish a connection. Connection refused

E agora? No windows consegui colocar para rodar depois de muita luta e com o xampp, so que o servidor sera linux Ubuntu 9.10.

Abraço.

Ricardo Xavier

Ricardo,

Experimenta criar um arquivo php simples pra testar a conexão:

<?php
$banco = "127.0.0.1:/var/www/SIASA/_Dados/SIASA-PB.FDB";
$user = "user";
$senha = "senha";

if (!$con = ibase_connect($banco,$user,$senha,"ISO8859_1"))
die("Erro ao conectar: ". $con);
?>

Se der algum erro posta aí pro pessoal dar uma olhada… verifica também as permissões nesse arquivo, qualquer coisa dê um chmod 777 nele pra testar.

Att.
Robson

Opa Rodbon, fiz exatamente como vc falou,mais apareceu a seguinte mensagem:

Warning: ibase_connect() [function.ibase-connect]: Unable to complete network request to host “127.0.0.1”. Failed to establish a connection. Connection refused in /var/www/teste.php on line 6
Erro ao conectar:

Se puder me ajudar agradeço, pois é urgente.

Boa Tarde Ricardo,

Tb estou com o mesmo problema. Ja configurei o linux, instalei o Firebird tudo certinho, mais esta dando erro ao conectar ao banco.! Salienta-se que o localhost esta funcionando, so não esta logando.

Abçs!

Amigos,

Pelo jeito o problema é na autenticação, vi pessoas com problemas parecidos por modificarem a senha principal durante a instalação (ao invés de deixar a padrão “masterkey”).

Talvez esse tutorial aqui ajude:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-facilmente-o-Firebird-no-Ubuntu

Qualquer coisa verifiquem se tem algo no arquivo de log do firebird, normalmente este arquivo fica em “/opt/firebird/firebir.log”.

Att.
Robson

Amigo Robson, primeiramente queria me desculpar por ter errado o seu nome na mensagem anterior e informar que o problema ja foi resolvido (em partes). Consegui colocar para rodar no linux fazendo o seguinte procedimento.
1 - Acessei o Gerenciador de pacotes Synaptic;
2 - Pesquisei por firebird;
3 - Selecionei a versão firebird2.1-classic (antes estava selecionando a super) ao aplicar, as dependências como a libfbclient2 também já serão instaladas.
4 - Abri um terminal e digitei sudo dpkg-reconfigure firebird2.1-classic, informei a senha, selecionei Sim e dei Enter na primeira tela que aparece pro servidor Firebird iniciar sempre automaticamente. Depois ele deu um aviso sobre o usuário SYSDBA e mostrou uma tela pra definir a senha, deixando em branco a senha padrão continua sendo masterkey.

Pronto, depois configurei a base de dados do mesmo jeito no ambiente de produção com o seguinte endereço: localhost:/var/www/SIASA/_Dados/SIASA-PB.FDB e funcionou tudo corretamente.

Só que na minha tela de login, uso o captcha e não está aparecendo quando rodo no linux nem no win. Queria saber se tem algo de especial para fazer.

Felipe Azevedo, vi que estava com o mesmo problema, taí a solução.

Ricardo Xavier

Passo 1: Se você não pode instalar o Firebird suporte para PHP5 a partir de repositórios oficiais, edite seu arquivo / etc / apt / sources.list e adicionar:

deb http://people.debian.org/ ~ dexter php5 sarge
deb-src http://people.debian.org/ ~ dexter php5 sarge

e então atualizar:

Apt-get update

Passo 2: Agora, basta instalar o módulo:

Apt-get install-php5.0 firebird

Ele também irá oferecer para instalar o Apache, PHP5 e todos os pacotes relacionados. Quando terminar, certifique-se de reiniciar o Apache:

/ start etc/init.d/apache2