Erro ao conectar no banco Oracle 11g [RESOLVIDO]

Instalei o banco Oracle Database 11g Express Edition e o o Oracle SqlDeveloper. Ja até criei uma tabela no banco pelo SqlDeveloper. Entretanto no scriptcase nao consigo acessar o banco. Esta aparecendo a seguinte mensagem:

Falha na conexão.
ocilogon(): OCIEnvNlsCreate() failed. There is something wrong with your system - please check that PATH includes the directory with Oracle Instant Client libraries

Alguem saberia o que acontecendo?

Veja se no teu PHP.INI estas extensões estão habilitadas:

extension=php_oci8_11g.dll
extension=php_oci8.dll
extension=php_pdo_oci.dll

Segui o mesmo procedimento do video abaixo e tirei os comentarios desses dll que falou, mas o erro persiste. O estranho que no diagnostico do scriptcase diz que o Oracle 8 está ativo.

https://www.youtube.com/watch?v=w2RUW8dAbAc

E o client do Oracle? Testaste pra saber se o client está se comunicando com o banco?

Fiz o procedimento descrito no site abaixo:
http://support.scriptcase.net/index.php?/Knowledgebase/Article/View/36/0/instalando-o-oracle-instant-client-no-windows

Instalei o Instant Cliente Package – SQL Plus e consegui conectar normalmente no banco.

sqlplus system/password@192.168.1.104/XE

Entretanto no Scriptcase o erro continua.

tamnet,

Não tenho certeza, mas acho que o que deveria estar habilitado no teu SC deveria ser o ORACLE e não o ORACLE 8. Experimente mudar e veja se funciona.

Ja fiz de tudo e nao funcionou. Abri ate um chamado no scriptcase e mandaram fazer o procedimento abaixo:

http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v81/manual_mp.htm#conectando-sua-base-de-dados/oracle/php-5.6/windows/instalador-scriptcase/habilitando-oracle-no-windows---instalador-scriptcase

Fiz tudo mais nao funcionou. Faz ate formatei o computador e o erro persiste.

Como falei acima, estou conectando normalmente no banco pelo instantclient_12_1 no cmd.

sqlplus system/password@192.168.1.104/XE

Boa tarde,

Também estou com o mesmo problema.

O topico está marcado como Resolvido, mas pelo decorrer não. Qual foi a solução?

Alguem conseguiu resolver o caso ?
Estou com o mesmo problema.

Boa tarde,

Já havia solucionado a situaçao seguindo o seguinte artigo:
http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v81/manual_mp.htm#conectando-sua-base-de-dados/oracle/php-5.6/windows/instalador-scriptcase/habilitando-oracle-no-windows---instalador-scriptcase

que ja foi visto mostrado acima.

Porém hoje mudei de maquina e mesmo seguindo o post, copiando, formatando a maquina nova, nao funcionou.

Ai instalei a versão 8.0 do scriptcase que funcionava com oracle e dela fiz a atualização pro 8.1, e graças a Deus está funcionando com esta ação.

Se quiser tentar, está ai, instalar a versao 8.0 e dela atualizar pra 8.1 .

Até mais.

Boa tarde.

Estou iniciando os testes no ScriptCase (Windows 7 - 64bits) para conhecer melhor os recursos da ferramenta e ao tentar criar uma conexão Oracle é exibida a seguinte mensagem:

“ocilogon(): OCIEnvNlsCreate() failed. There is something wrong with your system - please check that PATH includes the directory with Oracle Instant Client libraries”.

Consultei neste forum e google sobre o erro e fiz os procedimentos citados mas, sem sucesso!

Alguém pode nos orientar sobre este problema?

Grato.

Otávio.

Otávio boa tarde,

Seja bem vindo ao fórum. Bem, para entendermos melhor teu problema, poderia nos dar maiores detalhes, tipo:

  • Qual SO?
  • Tens o client do Oracle instalado?
  • Consegues conectar usando o PL/SQL ou SQL DEVELOPER no mesmo computador que está instalado teu Scriptcase?

Bom dia.

O S.O é Windows 7 (64).

Instalei o client oracle conforme orientado em “http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v81/conectando-sua-base-de-dados/oracle/windows/conectando-com-oracle”.

Com relação a conexão, sim, utilizo SQL Developer e conecto com meu usuário e senha nas bases de dados Oracle sem problemas.

OBS.: na página info.php é exibido “Oracle Run-time Client Library Version 0.0.0.0.0” – ou seja parece que não consegue identificar a versão do client

Att,

Otávio S Wollny

Deve-se utilizar a versão 32bits para o Scriptcase 8.1.
Deve-se copiar as dlls:
oci.dll , oraociei.dll e oraons.dll que estão na pasta do instant client e colocar na pasta “PHP” do scriptcase.
Após isto reiniciar o apache.

Estou com esse problema na versão 9 e fiz o procedimento acima e não funciona. Windows 64, a scriptcase já deveria ter dado uma solução para este problema pois pelo que vi no forum é recorrente.

Att

Na versão 9, deve-se utilizar o instant client de arquitetura igual ao do instalador do scriptcase e realizar os mesmos procedimentos de cópia de dll.

Eu tive esse problema na máquina de desenvolvimento logo que instalei pela primeira vez a versão 9. Não sei o que o suporte fez, já que eles tiveram que acessaram minha máquina depois de esgotar os e-mails e arrumaram. Mas, estou tentando fazer funcionar o SC 9, numa máquina nova de produção. Instalei o SC9 pra ser mais fácil configurar no “automático”, e fiz todos procedimentos para instalar o instant cliente, 11 e também o 12 e não funciona.
Realmente isso é algo que já deveriam ter solucionado numa versão dessas…
Vou tentar fazer isso… re-instalar o SC9.