Envio de emails clientes q possuem o email e cartas para q não possuem email

Oi pessoal,

como posso desenvolver uma ou várias cartas para serem enviadas via email para os clientes que possuem emails e para os clientes que não possuem, o sistema seleciona e imprime automaticamente as mesma para poderem ser enviadas via correio e a mesma coisa seria com etiqutas.

A minha idéia é que estas cartas devem ser editadas antes de serem enviadas., pois podem conter alterações.

Estava pensando em fazer um form buscando os clientes q possuem e os q não possuem emails para que o sistema os identifique, mas como enviá-los para grupos diferentes e como irei fazer para ter cartas diferentes e selecionar a que quero para enviar para determinados clientes acima citados ou todos?

Vc pode enviar por anexo no e-mail, pode formatar em html no corpo do e-mail.

Separar os clientes que tem e-mail e os que não tem é trivial, basta validar pelo campo de e-mail do cliente.

Vc pode fazer um controle para disparar o evento de enviar o e-mail. Com um código para enviar os e-mail para os clientes que tem e-mail. Para os que não tem, pode criar uma consulta em formato livre com o conteúdo da carta para empressão, um report pdf ou mesmo uma página php feita na unha.