Enviar formulário depois de confirmar usuário

Pessoal, tentei mas não consegui e é simples. Tenho um formulário de contato com 10 campos. Quero que o visitante preencha todos os campos e ao clicar em enviar, apareça um modal perguntando se já é cadastrado ou novo usuário. Se for usuario registrado ele coloca login e senha e recebe uma mensagem de confirmação de envio do formulario e logicamente salve automaticamente os dados deste formulario no bd com o login do usuario. Se ele não é registrado, ele faz um registro rápido e confirma o envio do formulario com uma mensagem de enviado com sucesso igual ao do usuario registrado. Alguém pode me ajudar ?

Eu não manjo quase nada de Ajax por isso eu faria da seguinte forma:

[ol][li]Criaria um formulário controle com os campos que você quer![/li]
[li]No envio do formulário eu armazenaria esses campos em variáveis e direcionaria para a sua aplicação de login[/li]
[li]Na aplicação de login você receberia as variáveis e manteria elas até o usuário validar o login ou criar um novo usuário[/li]
[li]Após o usuário decidir quem ele é você já faz o insert em um dos eventos[/li][/ol]

Bem não sei se me fiz entender, dá pra simplificar mais!

Legal, poderia me dar um código de exemplo simples para que eu possa complementar ?