Editor HTML em Grid Editavel - Alterando conteudo ao salvar

Ao colocar um campo tipo texto(no Banco) (Editor HTML no projeto) , no grid editavel (criado do zero),
- ao coloca mais de um espaco, entre palavras, no conteudo ao salvar os espacos sao removidos
- ao colocar \ ao salvar é duplicado o numero de vezes deste carcacter

  - Outro problema é que qualquer formatacao fonte por exemplo, ao salvar não é refletida na tela (fica sem formatacao padrao). Se sair do formulario e entrar novamente é que a nova formatação é refletida.

Obs: Isso não ocorre como o editor HTML em um formulario normal e esse problema já existia desde a criacao da versao 5.

Posso estar errado, mas numa grid editável esse tipo de controle não deve funcionar bem mesmo não por diversas razões que envolvem o código do editor HTML. Geralmente ele considera o nome do objeto input para as ações de edição. Como numa grid editável tem vários talvez o código gere erros mesmo.

Minha opnião: não vejo muita praticidade num editor HTML numa grid editável.

No meu caso, tenho um sistema de protocolo em que um determinado documento poderá estar em varias situações e em cada uma delas deverar ter um parecer e este em algumas empresas é bem rico no layout. Alem do mais a funcionalidade do tipo de campo (Editor HTML) está disponivel , então , deve funcionar corretamente conforme seus recursos.

Algumas funcionalidades estão disponíveis dependendo do tipo de aplicação. Um mestre/detalhe por exemplo exige que a app detalhe seja grid editável.