Bom dia a todos,

eu criei um botão simples, para que eu pude-se mandar e-mail, mas sempre que eu mando ele mandar esse e-mail aparece a seguinte mensagem:

Erro ao alterar a base de dados:
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Could not find stored procedure ‘email’.

PS: quando eu clico no View SQL, só me aparece escrito “email” nada mais que isso.

alguém saberia me responder o que seria por favor?

obrigado
att
Guilherme

Coloque mais informações sobre o tipo de botão e tipo de aplicação você esta usando, sem essas informações não tem como ajudar.

saulobborges,

eu fiz um check box com valor 1 negativo 0,
estou usando a aplicação de formulário (registro único),

estou usando o código que o próprio SC disponibiliza:

if({teste} ==‘1’)
{
// Parâmetros do E-mail
$mail_smtp_server = ‘smtp.gmail.com’; // SMTP server name or IP address
$mail_smtp_user = ‘guilherme.esteves@volpecom.com.br’; // SMTP user name
$mail_smtp_pass = ‘-----’; // SMTP password
$mail_from = ‘guilherme.esteves@volpecom.com.br’; // From email
$mail_to = ‘leandro.esteves@volpecom.com.br’; // To email
$mail_subject = ‘mensagem de teste’; // Message subject
$mail_message = ‘esta é a mensagem do teste.’; // Message body
$mail_format = ‘H’; // Message format: (T)ext or (H)tml

// Send email";
sc_mail_send( $mail_smtp_server,
$mail_smtp_user,
$mail_smtp_pass,
$mail_from,
$mail_to,
$mail_subject,
$mail_message,
$mail_format);
}

e mesmo assim está dando o erro.

Tá mas você esta validando este checkbox onde e quando?
Você precisa de uma condição dentro de um dos eventos do SC pra conseguir validar o checkbox e enviar o e-mail.
Esse erro de store procedure esta muito estranho.
Este e-mail é pra que? A cada novo cadastro você vai disparar um e-mail? Ou você vai mandar os dados do formulário via e-mail?

está no onvalidate,
esse e-mail é para quando o check box de conferido estiver validado ele irá enviar uma confirmação que tudo deu certo,
esse e-mail dispara apenas para isso, uma confirmação, mas também irá enviar dados do formulário para dar uma “conferida”
se está tudo ok no registro

Vai no menu Aplicação / Configuração / Modo Debug e ativa o Modo debug.
quase certeza que o problema esta em outro ponto do código. Isso é erro de select, sql, etc…
O debug vai te mostrar toda a saida do código, e vai apontar a linha do erro, pela linha dá pra você saber o evento que esta com erro.

Saulo, fiz o que o Senhor disse, deu o seguinte erro

Fatal error: Uncaught exception ‘Swift_TransportException’ with message ‘Expected response code 250 but got code “530”, with message "530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. f68sm4028379yhh.22 "’ in D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport\AbstractSmtpTransport.php:422 Stack trace: #0 D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport\AbstractSmtpTransport.php(306): Swift_Transport_AbstractSmtpTransport->_assertResponseCode(‘530 5.7.0 Must …’, Array) #1 D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport\EsmtpTransport.php(224): Swift_Transport_AbstractSmtpTransport->executeCommand(‘MAIL FROM: <gui…’, Array, Array) #2 D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport\EsmtpTransport.php(323): Swift_Transport_EsmtpTransport->executeCommand(‘MAIL FROM: <gui…’, Array) #3 D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport in D:\Program Files\NetMake\v6\wwwroot\scriptcase\prod\third\swift\classes\Swift\Transport\AbstractSmtpTransport.php on line 422

Seria por acaso alguma trava do PHP ou do SQL Server ?
att
Guilherme

Esse erro normalmente acontece porque não tem um servidor de e-mail configurado na máquina onde você esta rodando o código.
Dá uma pesquisada em servidor smtp + php no google, você vai achar alguns tutoriais pra configurar um servidor smtp na sua máquina e depois busca como configurar o php pra trabalhar com este servidor configurado, normalmente é só alterar a porta padrão lá no php.ini

Saulo Borges,

Muito obrigado mesmo, vou dar uma pesquisada depois eu coloco uma resposta aqui se por acaso alguém tiver a mesma duvida futuramente.

att

Guilherme