A IBSurgeon publicou em sua conta no facebook a foto abaixo, mostrando um dos seus clientes que atingiu o número de 1.000 usuários conectados, em uma base com 450GB! E ainda tem gente que diz que Firebird é para pequenas bases de dados.
http://www.firebase.com.br/noticias.php?id=2965
https://www.facebook.com/ibsurgeon/photos/a.1481735405376952.1073741828.1466212816929211/1765340330349790/?type=3&theater
Legal, estou usando a versão 2.5 em desktops, com sistema feito em C# .NET com as regras de negócio no sistema não na base, corrompe menos que a 2.01 e tem mais funções embutidas na SQL,
ai uso o Scriptcase nas retaguardas.
A vantagem dele para aplicações comerciais com instalador é que ele é totalmente FREE e se instala no próprio setup de forma fácil e usa TCP/IP na rede, só
retornando os dados solicitados.
Mas se for começar um projeto do ZERO, de médio e grande porte ou focado em Web não seria recomendável, a lista abaixo é o que tem sido usado atualmente:
http://db-engines.com/en/ranking
Peguei um cliente esse mês que ainda usava HARBOR/DBF em um sistema legado, ai estamos convertendo para Scriptcase/MariaDB,
e ele falou ‘No menu não esquece de colocar: Utilitários > Reindexar… ai eu falei para com isso… kkkkkkk’
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tenho sistema rodando em harbour / dbf, com aproximandamente 400 tabelas, e alguns clientes próximo de 10 Gb de informação.
Os dbf’s do harbour não têm nada haver com clipper, pois o executável do harbour é gerado a partir do gcc do linux, super rápido e confiável
Mantenho este ERP até hoje, ou seja, não é um sistema legado ( esquecido ).
Jailton,
Desde 2004 eu tenho uma forte tendência a fugir do MySQL, MariaDB, Percona ou qualquer coisa que lembre o MySQL.
Não discuto a performance dele em buscar informações, mas isto é material para outro tópico.
Meu negócio é PostgreSQL ou Firebird.
Concordo sobre o Firebird na WEB, principalmente quando temos o aplicativo numa ponta e ele em outra.
O que não é o caso geral do Scriptcase + Firebird no mesmo servidor ou intranet.
Mas agora com a versão 3 as coisas estão mudando é para melhor.
Planejo migrar meus servidores em janeiro ou fevereiro para versão 3.
Vou comprar guia do Cantú.
Existe ainda muitos sistemas legados, por ai se forem convertidos para o ScriptCase/MariaDB melhora 1000%.
Software para MS-DOS é alvo de batalha jurídica na Austrália
http://www.leak.pt/software-ms-dos-alvo-batalha-juridica-na-australia/
Tags: Sistemas, Legados, Converter, DBF, Clipper, Harbor, Vantagens, Internet, MariaDB, PHP, Scriptcase
Jailton,
Neste ponto eu discordo de ti. Concordo que se fizermos com Scriptcase, os nossos sistemas são executados na internet, etc, etc, agora que melhora 1000% isso depende muito. Qualquer software desktop bem desenhado tem uma performance SUPERIOR a qualquer sistema web, por vários motivos, que não preciso citá-los aqui. Inclusive usando bancos relacionais, como MySQL e outros, a performance é muito melhor.
O fato de desenvolvermos sistemas com Scriptcase é para termos a opção de desenvolvimento WEB, o que nos abre outros horizontes.
Em desempenho ainda não vi um sistema WEB ultrapassar o Desktop.
Sem falar que você tem todos os recursos da máquina cliente ao seu dispor.
No modelo WEB são várias pessoas compartilhando os recursos de um servidor.
Desenvolvo sistema desde 1987, e até hoje, até hoje, nunca vi sistema ficar mais rápido, em termos de uso, quanto velocidade de processamento como o ambiente caracter em linux. Isto até hoje, nunca vi.
Afirmo isto por ter começado com cobol no DOS ( super rápido ), passei por dbase iii plus, clipper summer e cia, e quando migrei para harbour nativo em linux, aí que vi como um sistema pode ficar rápido.
O fato de estar migrando para ambiente web, utilizando scriptcase é apenas questão de opção a meus clientes. Cada um irá escolher em qual versão vai querer usar meu ERP. E sem falar que no SC poderei fazer muito mais opções em menos tempo.
No meu ERP nativo em linux ( harbour / dbf ), migrei há muitos anos para trabalhar com 100 colunas por 32 linhas, já que abrir o sistema com o putty.exe é tranquilo, visto que no linux o ambiente caracter trabalha diferente a apresentação de tela para outros SO.
Prós e contras. Cada qual pra necessidades e possibilidades intrínseca.