Dúvidas com ajax no scriptcase

Pessoal, tenho uma dúvida que está me pegando há dias e não consigo achar a solução.

Para meu sistema, criei um pequeno sistema de chat, parecido com o do facebook. No sistema, ao usuário logar-se, é carregada de forma fixa uma aba Home. Dentro dessa aba, fica executando um refresh de tempos em tempos pra verificar se há uma nova mensagem no chat para o usuário logado. Caso haja, eu abro em uma nova aba a aplicação de chat. O problema é que o meu chat entende que foi lido apenas quando eu clico dentro da caixa de mensagem que recebi. Com isso, dependendo do tempo de refresh, fica recarregando e pode acontecer de eu estar digitando algo e perder o que escrevi por causa do refresh.

Uma outra questão, é que tenho uma chamada para esse chat no menu e naquela barra de ferramenta que aparece abaixo do menu (quando selecionamos tal opção). Quando eu clico no item do menu, abre uma aba e quando clico no item da barra de ferramentas, abre em outra aba sendo que esses dois itens chamam a mesma aplicação. Isso ocorre pra mim na versão 8.1 do sc. Não sei se na 9 ocorre também.

Desculpem-me se não tiver sido muito claro. Mas podem tentar me ajudar?

Att.

Alguém?