Pessoal, resolvi fazer uns testes hoje, colocar SC 6 e 7.1 no mesmo ambiente.
Meu ambiente: Mac OS X 10.9.1 (Mavericks), Php 5.3.14 / MySql 5.6.11
Peguei este note logo quando saiu a versão 7.0 do SC. Usei então a instalação para mac para criar o ambiente. Instalei o mysql e configurei o phpmyadmin.
Desde então venho utilizando a versão para linux do SC6 (MySql), instalado manualmente e funcionando sem maiores problemas. Estou a aproximadamente 6 meses utilizando este ambiente. Meu único problema neste cenário é que a publicação avançada parou de funcionar, por conta disto, utilizo apenas a típica.
Eu tenho instalado no provedor do Alexandre (Simão & Buhler) o SC 7.1. Resolvi então baixar a instalação manual do SC 7.1 e descompactei no meu WWWROOT. Criei uma base mysql e funcionou normalmente. Apliquei um novo serial, fiz a conversão de todos os meus projetos sem nenhum problema.
Resultado, tenho funcionando até o momento sem erros as versões 6 e 7.1 do SC localmente, com php 5.3.14.
Gostaria de saber dos colegas mais experientes em php e ambiente, o que, de fato, necessita da versão 5.4 do php, pq até o momento não percebi nenhum problema. Todas as minhas aplicações da V6 foram importadas para V7 sem erros, gerei todos os fontes, publiquei e testei cada uma, novamente sem erros.
Não satisfeito, fiz mais 1 teste:
Publiquei um projeto gerado na V7.1 em outro provedor com php 5.3, testei o sistema inteiro sem nenhum problema.
Publiquei um projeto gerado pela V6 no provedor com php 5.4 (Alexandre) - Publicado a quase 1 mês e em plena produção, 100% funcional.
Então, qual a necessidade de ter a 5.4? É apenas por usar uma versão mais recente, possivelmente mais estável e segura?
PS: Não é sarcasmo nem brincadeira, é dúvida mesmo.