Dúvida sobre ambiente para versões 6 e 7.1 - Meus testes...

Pessoal, resolvi fazer uns testes hoje, colocar SC 6 e 7.1 no mesmo ambiente.

Meu ambiente: Mac OS X 10.9.1 (Mavericks), Php 5.3.14 / MySql 5.6.11

Peguei este note logo quando saiu a versão 7.0 do SC. Usei então a instalação para mac para criar o ambiente. Instalei o mysql e configurei o phpmyadmin.
Desde então venho utilizando a versão para linux do SC6 (MySql), instalado manualmente e funcionando sem maiores problemas. Estou a aproximadamente 6 meses utilizando este ambiente. Meu único problema neste cenário é que a publicação avançada parou de funcionar, por conta disto, utilizo apenas a típica.

Eu tenho instalado no provedor do Alexandre (Simão & Buhler) o SC 7.1. Resolvi então baixar a instalação manual do SC 7.1 e descompactei no meu WWWROOT. Criei uma base mysql e funcionou normalmente. Apliquei um novo serial, fiz a conversão de todos os meus projetos sem nenhum problema.

Resultado, tenho funcionando até o momento sem erros as versões 6 e 7.1 do SC localmente, com php 5.3.14.

Gostaria de saber dos colegas mais experientes em php e ambiente, o que, de fato, necessita da versão 5.4 do php, pq até o momento não percebi nenhum problema. Todas as minhas aplicações da V6 foram importadas para V7 sem erros, gerei todos os fontes, publiquei e testei cada uma, novamente sem erros.

Não satisfeito, fiz mais 1 teste:

Publiquei um projeto gerado na V7.1 em outro provedor com php 5.3, testei o sistema inteiro sem nenhum problema.
Publiquei um projeto gerado pela V6 no provedor com php 5.4 (Alexandre) - Publicado a quase 1 mês e em plena produção, 100% funcional.

Então, qual a necessidade de ter a 5.4? É apenas por usar uma versão mais recente, possivelmente mais estável e segura?
PS: Não é sarcasmo nem brincadeira, é dúvida mesmo.

Com relação a Netmake:

1. Creio que ela está preparando o ambiente para chegada do scriptcase 8 com php 5.4.
    Logo, por enquanto usar php 5.3 ou php 5.4 para rodar a v7.1 tanto faz.
    Eu prefiro deixar logo com php 5.4 para poupar o trabalho de migração depois. O detalhe é que não uso mais versões antigas do SC e se tenho que instalar faço em minha máquina deskop. A mais nova fica sempre no servidor.
    Uma coisa que notei é que quando uma versão do php fica obsoleta e insegura a netmake já troca a versão do php.

Com relação ao php:

1. o php 5.3 saiu de produção e no site do php podemos encontrar o aviso:
    PHP 5.3.28 Released
    12-Dec-2013

The PHP development team announces the immediate availability of PHP 5.3.28. This release fixes two security issues in OpenSSL module in PHP 5.3 - CVE-2013-4073 and CVE-2013-6420. All PHP 5.3 users are encouraged to upgrade to PHP 5.3.28 or latest versions of PHP 5.4 or PHP 5.5.
“Todos os usuários do php 5.3 são encorajados a fazer upgrade da versão 5.3.28 para o php 5.4 ou php.5.5 (sou péssimo em traduções)”.

For source downloads of PHP 5.3.28 please visit our downloads page, Windows binaries can be found on windows.php.net/download/. The list of changes is recorded in the ChangeLog.

1. Algumas coisas mudaram ou foram tiradas na sintaxe do php, arquivos de configuração. Também houve acréscimo de novas funções, classes, metodos etc.
    Ex:
    a) O register_globals e register_long_arrays removidos em definitivo,
    b) Suporte ao sqlite removido. Somente suporte ao sqlite3,
    c) formato de número binário adicionado,
    d) pdo_mysql não suporta mais conexão usando clientes anteriores ao mysql 4.1
    e) mysql, mysqli e pdo_mysql agora usam o mysqlnd como biblioteca padrão.
    f) o charset padrão do htmlspecialchars() e htmlentities() é UTF-8 ao invés do ISO-8859-1
    Mais informações em: http://php.net/migration54

2. Fora da programação com Scriptcase:
    Muita gente foi pega de surpresa e vários sistemas deixaram de funcionar quando migrei a versão do php no meu servidor.
    Ainda bem que avisei no fórum e por e-mail com um mês de antecedência. Somente não se preparou quem foi desatento.
    Alguns exemplos de softwares que deixaram de funcionar para web: Versões antigas de oscommerce, o finado (fiel contábil) e etc.
    Um exemplo de software que deixou de funcionar para desktop: Não é bem um softtware, mas quem conhece sabe do que estou falando… PHP-GTK. O projeto anda parado e não foi portado para usar o php 5.4.
    Isto somente é preocupante se você sai do feijão com arroz e começa a fazer uso manual da sintaxe php em bibliotecas e blanks junto com o scriptcase e tens o azar de usar algo que foi removido.

3. Fora isto sigo um padrão tanto em produção quanto desenvolvimento:
    Obs: não quer dizer que vai deixar funcionar, apenas tento evitar surpresas.
    scriptcase 5.2 rodava em php 5.2. Tá díficil achar um lugar com php5.2
    scriptcase 6 e 7.0 rodo em php 5.3.
    scriptcase 7.1 rodo em php 5.4.

4. Resposta que tive da netmake para o prod através do Bernhard em minhas mensagens pessoais:
    "Re:scriptcase-prod-7.1.010-53-pt_br.tgz não disponível
    « Enviar Para: Alexandre Pereira Bühler Online: 13-11-2013, 00:42:01 »
    « Você enviou ou respondeu essa mensagem. »
    Alexandre,
    Fui informado que o prod funciona para o dois. Tanto para o php 5.3 como para o 5.4.
    Obrigado por seu feedback! "

Em suma eu uso o php 5.4 por ser atual, ter mais segurança e por achar estável. Afinal já estamos no php 5.4.25.
Obs: para o pessoal da php.net a versão atual estável é a 5.5.9. Para mim tudo que é abaixo da subrelease 18 é arriscado e passo a ser betateste.

Obrigado por responder Alexandre, foi esclarecedor!

Pra mim então está sossegado usar as duas versões em meu note. Quando sair a V8 faço como fiz com a V7.1, hospedo no seu servidor até a o SC estar mais estável e uso a título de testes. Daí tenho tempo de preparar meu ambiente local para receber a versão nova.

Valeu!