Me esclareçam uma dúvida de iniciante nas nomenclaturas do SC, aplicação ReportPDF seria um impresso, ou uma listagem simples, e para relatórios mais complexos com quebras e totalizações eu utilizaria a aplicação consulta, é isso mesmo?
O reportpdf tambem pode desenvolver relatorios complexos, mas requer mais codigo manual e o resultado e so em pdf, consulta ou grid tem um padrao obrigatiorio a ser seguido e possibilita a exportacao em diversos formatos.
Então Haroldo, eu posso utilizar o ReportPDF para criar todos os meus relatórios, via código fonte diretamente, utilizando as funções do FPDF, (que particularmente não conheço nada ainda) pois me facilita até mesmo para construir um gerador de relatórios, pois não consigo trabalhar sem oferecer um gerador de relatórios para os meus clientes. Posso montar a query toda em código fonte, e fazer toda a impressão padronizada de acordo com o que minha empresa trabalhar pelas funções do FPDF, utilizando foreach mesmo?
Pois tenho isso pronto em Delphi e poder transportar isso para a Web vai ser fantástico.
Posso montar a query toda em código fonte, e fazer toda a impressão padronizada de acordo com o que minha empresa trabalhar pelas funções do FPDF, utilizando foreach mesmo?
Pois tenho isso pronto em Delphi e poder transportar isso para a Web vai ser fantástico.
Você tem um gerador de FPDF em Delphi para criação de relatórios?
Não Fred, eu quis dizer que tenho um gerador de relatórios em Delphi, não que seja utilizando o FPDF, utilizo é um componente chamado RDprint da Deltress.
Ah, blz! Estava já pulando de alegria aqui! kkkk… Dependendo do relatório, trabalhar com FPDF é um fardo. Faço os relatórios em Formato Livre (100% em html), eu não sou bom no FPDF. Cada um caça com o que tem né.
rsrs!! Mas para fazer em html, como você está tratando a questão de cabeçalho de páginas, agrupamentos e rodapé de grupos e rodapé final e contagem de páginas?
No próprio SC você pode criar seus cabeçalhos e rodapés com html! Agora sobre a contagem de páginas o próprio navegador faz, apesar que tem a opção no ato de imprimir você escolher não vir paginado. Há situações que não se precisa de marcação de página, como por exemplo um recibo. Mas começa dando uma olhada no Reportpdf e depois passe pro formato livre. Eu gostaria de fazer tudo em FPDF o problema que não domino bem, gosto de fazer relatório “muito enfeitado” se é que me entende.
Pra estudar o FPDF : http://www.fpdf.org/
Pra estudar formato livre basta conhecer HTML mesmo.
Aqui nós estamos trabalhando também num gerador de relatório para o cliente final e também usamos uma classe pdf para tal, é um projeto para longo prazo.
Não vejo como um fardo desenvolver em reportpdf, depois que você cria suas rotinas, bibliotecas, classes parra ajudar no desenvolvimento, acaba criando um próprio framework para facilitar seu trabalho, não fica difícil trabalhar com esse formato.
Eu não tinha muita experiência em desenvolver em formato livre, o próprio Fred me ajudou com um layout, confesso que não gostei muito, pois ao exportar para pdf a qualidade ficou muito a desejar, você não consegue controlar a quebra de página, e sempre tem o problema dos diferentes browser’s dar um comportamento não padronizado ao resultado.
Não desaprovo o formato livre, é uma questão de gosto e sintonia.
Estou gostando muito do FPDF, principalmente que trabalhamos nossos relatórios como no padrão DOS, utilizamos somente fonte Courier sem controle de colunas em cm mas sim concatenando todas as colunas e exibindo em uma única, facilita d++++ na construção do gerador e dos próprios relatórios do sistema, que poderão ser criados também pelo gerador, mas com flag de relatório de sistema. rsrs. Então para usar o FPDF e controlar a quebra de página para gerenciar a quebra de grupo e sumário será bem fácil.