DUVIDA INICIANTE

Boa tarde Pessoal,

Estou com um probleminha que não estou conseguindo resolver. Estou fazendo um app para controle de abastecimentos da empresa onde trabalho. Preciso incluir um carro onde eu especifique o tipo de combustivel. Alcool, gasolina ou diesel. e se o tipo do veiculo é próprio ou alugado. O problema é o seguinte. Eu consigo incluir a placa por ex. JOS0101, gasolina, alugado. Também consigo incluir JOS0101, Alcool, Alugado. Mas também consigo incluir as mesmas informações sendo ele Próprio. Ou seja, vou ter 4 registros relativos a mesma placa. A placa pra mim não pode ser PK pois, tenho veículos que não tem placa, como retroescavadeiras, rolocompactadores etc.

Agradeço a todos que possam ajudar.

Sugiro q, em vez de PLACA, defina um IDENTIFICADOR (q para o caso de veic com licenca, sera a PLACA) e para os veic fora de estrada, sera algo semelhante a um NUMERO_DE_BEM (pode ser os 6 ult nr do chassi).
Essa sera uma chave UNICA no seu bd .
Aih nao havera o risco de dupls.

Olá Flying,

O identificador unico já tem que é o ID Veiculos, a placa também tem que ter quando ela existir. O Problema é que eu quero fazer o seguinte:

cadastrar Placa JOS0101 - Combustível Gasolina - Alugado
cadastrar Placa JOS0101 - Combustível Alcool - Alugado
Mas não quero permitir o JOS0101 seja Próprio também…

E hoje ele tá permitindo, gerando 4 registros.
Placa JOS0101 - Combustível Gasolina - Alugado
Placa JOS0101 - Combustível Alcool - Alugado
Placa JOS0101 - Combustível Gasolina - Proprio
Placa JOS0101 - Combustível Alcool - Alugado

Estude no WEBWELP a função sc_lookup vc vai usar ela para procurar no evento Ajax e no onValidade do formulário para pesquisar a Placa, ID COMBUSTIVEL, ID TIPO e caso já tiver, você vai usar a mensagem sc_error_message para dizer a usuário que ele não pode cadastrar porque já existe o veículo com as especificações que você não quer repetir.

Boa noite Jailton. Poderia me ajudar como fazê-lo? Eu apenas sei usar o lookup normal selecionando os campos dentro do formulário. Nunca usei Macros quanto menos Ajax! :slight_smile: Tou no inicio mesmo do Scriptcase.

Consegui pelo menos achar onde avisar que o valor tem que ser diferente. Mas mesmo assim, ainda tá permitindo a inclusão do registro

/**

• Display an error message
    */

// Error parameters
$error_test = {ID_TIPO_VEICULOS} == ‘2’; // Error test
$error_message = ‘Field1 must be different from some_value.’; // Error message

// Redirection
if ($error_test)
{
sc_error_message($error_message);
}

No caso 2 é quando seleciono PRÒPRIO

jansengusmao uma dica, leia y releia o manual do SC especificamente as macros.
veja todos os videos que tem na pagina do SC

http://www.scriptcase.com.br/videos-scriptcase/

http://www.scriptcase.com.br/curso-scriptcase-em-video/

em um dos videos tem algo similar ao seu caso…

veja também a parte de Conhecimentos.

http://www.scriptcase.com.br/knowledge/index.php?/Knowledgebase/List/Index/2/portugues

te garanto si você tiver vontade de aprender com essas dicas vai avançar muito no SC, eu fiz exatamente como te expliquei aqui, y resolvi muita , mais muita coisa mesmo y sozinho, pois eu já tinha lido y visto algo parecido com o que eu precisava…

Outra coisa, esse seu processo você pode também fazer validações por Base de Dados, apenas mais uma opção

Jansengusmao, a facilidade de uso do SC nos leva as vzs (principalmente no inicio) a fazer algumas besteiras. Eu msm ainda estou completando a minha cota.
Uma coisa q muitos esquecem eh de uma materia la no inicio da facu (ou do auto-curso, ou do guru-curso, etc) chamada ANALISE DE SISTEMAS.
Me explica, se possivel, pq deveremos permitir o cadastr de um veiculo q tem a placa X com ALCOOL e tb permitir o cadastr, agora com o combust GASOLINA, do msm veiculo.

Veículos Flex aceitam os dois tipos de combustível, onde pode-se abastecer com álcool ou com gasolina ou com álcool e gasolina.
Situação em que o cálculo do consumo exige um tratamento diferenciado. Qual o consumo com álcool, qual o consumo com gasolina e quais os consumos nas suas devidas proporções de álcool e gasolina, e qual o consumo médio nos dois combustíveis.

Exatamente “flyingbrick” (gostaria de lhe tratar por um nome). Análise de sistemas, é uma profissão especializada, cujo qualquer projeto de desenvolvimento tem que ter as premissas de um bom analista de sistemas.

Em meu módulo de veículos/máquinas o cadastro de veículos a placa é chave única. O tipo de combustível (campo select simples como se apresenta na sua tela) tem a opção de flex também que quando do abastecimento permite informar quanto de gasolina e quanto de álcool abastecido. O Veículo ou é alugado ou próprio (campo select simples). Quando da opção de alugado, dados do locador aparecem na tela para preenchimento.

Quando for uma máquina: ao atribuir as letras XXX ou ***, o sistema busca automaticamente um numero sequencial para a parte numérica que é o numero da ultima máquina + 1 com 4 dígitos, resolvendo sua questão de duplicidade.

Exatamente teria que ser o cadastro do veículo 1 único cadastro para cada veículo, só, ai o tipo de combustível no cadastro ficar (FLEX-GAS/ALC), e depois na tela que ele vai lançar a movimentação ai lá sim, ele vai lançar a quantidade que abasteceu e o produto especifico se foi GASOLINA ou ALCOOL, etc.

Pessoal, ate onde pude sacar, o q o Jansen esta querendo fazer eh ilogico.
Pq cadastrar o msm veiculo mais de uma vez ?
Eh indefensavel sob qq otica que se analise.
Aquele ‘detalhezinho’ chamado entidade-relacionamento ainda me parece um lance valido.
Ajudariamos mais o usuario se o orientassemos a fazer a coisa CERTA e nao simplesmnt fazer o que ele QUER.
Remember:
Qdo eu era crianca, treinaram-me p/ dizer as respostas certas.
Se me pretendo adulto, devo saber quais as perguntas certas.

Vamos esperar o Jansen se manifestar.