Dúvida em Form de Vendas

Boa tarde pessoal,

To criando um formulário de vendas e quero que ele saia + ou - com o layout abaixo:

Data
/___/ Vendedor:____________________________
Cliente:____________________________

SERVICO VLR. UNITARIO QTDE TOTAL

etc…

Forma de Pgto: _____________ Total Venda:____
Nº da Requisição: _________ Desconto: ___
Responsável: _________________ Valor Total: ____

Dúvidas:

1ª) Onde tem serviço, vlr unitário, qtde e total, teria que ser tipo um grid ou um form com multiplos registro (eu acho), minha pergunta é como fazer isso?

2ª) Como fazer para habilitar os campos nº da requisição e responsável, somente de a forma de pagamento faturado ?

3ª) Como transportar a soma de todos os serviços para o campo Total Venda ?

4ª) E como no caso de venda faturar transportar as informações para a tabela de contas a receber ?

Desde já agradeço a ajuda

Caro, sou novato na ferramenta, então, aqui vão só sugestões de caminhos…

Sugiro que você dê uma olhada na documentação de mestre-detalhe, que deve resolver bem o seu problema quanto aos serviços que devem ser ser exibidos. Quanto à questão de transpor o valor da soma, tem um exemplo no site do scriptcase que mostra essa integração.

http://www.scriptcase.com.br/site/basesamples/basesamples.php# (procure o Exemplo: Mestre/Detalhe)

A sua última pergunta acho que tem a ver com eventos. Creio que nos eventos afterinsert, afterupdate e afterdelete, você deve colocar o código de atualização da outra tabela (clicando na árvore: eventos -> onAfterInsert, por exemplo, ele vai abrir um editor de código. No lado direito da tela, clique no código desejado:

Update another table
Insert a record on another table
delete a record on another table

Como eu disse, sou novato, não testei nada desses eventos…

Abraço e boa sorte

Vlw indio, com certeza deu uma luz, e caso os “gurus” (Jovito, Haroldo, George, etc, sempre esqueco algum, kkkk) tiverem mais algo por favor me ajudem.

Como o Indio falou terá que usar form mestre-detalhe. da para fazer legal já usei para vendas e vários outros propósitos.

Cria um formulário simples registro. colocando 3 blocos

1 - dados do cabeçalho
2 - dados das linhas Onde ficará o formulário grid
3 - dados dos totais.

1ª) Onde tem serviço, vlr unitário, qtde e total, teria que ser tipo um grid ou um form com multiplos registro (eu acho), minha pergunta é como fazer isso?

Cria um form grid-editavel(view) passando os parâmetros de ligação do form mestre.

2ª) Como fazer para habilitar os campos nº da requisição e responsável, somente de a forma de pagamento faturado ?

use os eventos(do form e dos campos se necessário.) para habilitar ou não os campos.

3ª) Como transportar a soma de todos os serviços para o campo Total Venda ?

Existe a macro para isso.

sc_lookup(result,“SELECT SUM(Total) FROM adm_pedido_itens WHERE PedidoID = ‘{PedidoID}’”);
[valor] = {result}[0][0];
sc_master_value(‘ValorPedido’, [valor]);

4ª) E como no caso de venda faturar transportar as informações para a tabela de contas a receber ?

Crie um botão fechar e nele coloque o insert para o receber.

Valter

Você ja é antigo aqui e achei a questão um tanto obvia, mestre detalhe existe desde a v4, náo i.comaginei que teria duvidas

Haroldo, pra te ser sincero eu nunca usei mestre detalhe, por isso a duvida, na verdade agora que estou fazendo algo mais complexo, por isso estou contando com a ajuda de voces.

Muito bem, vamos lá.

Eu particularmente não gosto de mestre detalhe do SC, acho que mata a aplicação, e não gosto do iframe também, a meu ver o detalhe deveria ser um item com seus campos dentro do formulário principal, no entanto que eu costumo fazer isso com ajax, mas aí é outra história.

Primeiro que temos que analisar é a sua modelagem, necessita da tabela de pedidos (mestre) e dos itens (detalhe).

Deve criar um formulario simples para pedidos, e um grid view editável para os itens, e no formulário de pedidos na opção detalhe fazer a ligação.

Lembre-se, em itens de pedido deve ter o id do pedido para a ligação, pois itens é filho de pedidos.

Quanto a geração do financeiro, entendo que devemos pensar num segundo momento, mas você deve prever uma coluna chamada Status no pedido, com algumas opções, Orçamento, Aberto, Fechado, Nota Fiscal Emitida.

Blz Haroldo, entendi, vou começar a fazer e qualquer duvida posto.

Uma outra dúvida, vou criar tabela de serviços que ira pegar os serviços de uma outra tabela, como fazer para que na hora que selecionar o serviço, o campo vlr unitário seja preenchido automaticamente com o valor do serviço ?

evento ajax onchange no código do produto