Dúvida em Form de Vendas

Boa tarde pessoal,

To criando um formulário de vendas e quero que ele saia + ou - com o layout abaixo:

Data
/___/ Vendedor:____________________________
Cliente:____________________________

SERVICO VLR. UNITARIO QTDE TOTAL

etc…

Forma de Pgto: _____________ Total Venda:____
Nº da Requisição: _________ Desconto: ___
Responsável: _________________ Valor Total: ____

Dúvidas:

1ª) Onde tem serviço, vlr unitário, qtde e total, teria que ser tipo um grid ou um form com multiplos registro (eu acho), minha pergunta é como fazer isso?

2ª) Como fazer para habilitar os campos nº da requisição e responsável, somente de a forma de pagamento faturado ?

3ª) Como transportar a soma de todos os serviços para o campo Total Venda ?

4ª) E como no caso de venda faturar transportar as informações para a tabela de contas a receber ?

Desde já agradeço a ajuda

Caro, sou novato na ferramenta, então, aqui vão só sugestões de caminhos…

Sugiro que você dê uma olhada na documentação de mestre-detalhe, que deve resolver bem o seu problema quanto aos serviços que devem ser ser exibidos. Quanto à questão de transpor o valor da soma, tem um exemplo no site do scriptcase que mostra essa integração.

http://www.scriptcase.com.br/site/basesamples/basesamples.php# (procure o Exemplo: Mestre/Detalhe)

A sua última pergunta acho que tem a ver com eventos. Creio que nos eventos afterinsert, afterupdate e afterdelete, você deve colocar o código de atualização da outra tabela (clicando na árvore: eventos -> onAfterInsert, por exemplo, ele vai abrir um editor de código. No lado direito da tela, clique no código desejado:

Update another table
Insert a record on another table
delete a record on another table

Como eu disse, sou novato, não testei nada desses eventos…

Abraço e boa sorte

Vlw indio, com certeza deu uma luz, e caso os “gurus” (Jovito, Haroldo, George, etc, sempre esqueco algum, kkkk) tiverem mais algo por favor me ajudem.