[Dúvida]Como são armazenados os arquivos no banco de dados?

Pessoal to precisando como são armazenados os arquivos no Banco de dados.
Pelo que já vi os arquivos são armazenados em um campo do tipo varchar (normalmente é binario) e também não é um hexadecimal.
Preciso saber como funciona esse recurso de upload dos arquivos do scriptcase porque estou precisando recuperar o arquivo que foi feito o upload atraves de uma aplicação externa (que não é em scriptcase).

Se alguem souber algo de como é feita a codificação e como montar o arquivo novamento (uma função ou coisa do tipo) agradeceria muito pois to precisando disso com urgencia.

Não sei se já resolveu seu problema, mas vamos lá:

-Se o arquivo for imagem (jpg, bmp, etc), o arquivo é guardado em forma binária em um campo tipo blob e é recuperado automaticamente dependendo da forma como que formatar o campo numa consulta;
-Se o arquivo for de outro formato (pdf, por exemplo) o campo é guardado em forma binária em um campo do tipo blob também, porém, precisará de pelo menos mais um campo onde será guardado o nome do arquivo para posterior recuperação. No formulário quando especificar que o campo é do tipo Documento (Banco de dados), o sc mostrará um campo para que seja informado qual o campo na tabela receberá o nome do arquivo e outro para o tamanho do arquivo (este último não obrigatório). Na consulta, deverá informar da mesma maneira, assim, o sc faz a ligação do nome do arquivo com o campo blob, recuperando o arquivo.

primeiro a saber é o tipo de banco de dados que está falando.

Indo alem, antigamente (SC 4) eu fazia upload de imagens (cadastro com imagem). Ontem fui testar essa opção, ao incluir uma imagem no cadastro novo, deu um erro (Falha no Upload). Dei permissão 777 em varios diretorios /tmp /prod/tmp etc mais nao consigo fazer essa gravação.

No modo de desenvolvimento, ele faz a atualização normalmente e grava a imagem, quando eu publico, ocorre esse erro.

com certeza a falha esta na permissao de escrita, veja se mesmo que vc coloque 777 em alguns servidores quando é feita essa instrução o mesmo ignora, tente dar permissão 755