Dúvida com Formulário

Poderia me dizer como faço quando for chamar um formulário ele vir em branco?ele tá vindo com os dados do último inscrito!!

abraços

normando

inclua na clásula sql uma where id<>0; por exemplo.

coloquei na where olha o erro

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘; LIMIT 0,1’ at line 1
SelectLimit(SELECT Nome, Registro, Curso, Histórico Escolar, Certificado, Departamento, Proex, Recepção, Retirado, Observação from tbl_certif WHERE id<>0; , 1, 0)

existe a coluna Id na sua tabela?
Veja bem citei um exemplo, geralmente Id são colunas do tipo primary key auto increment

Outra coisa que não consigo entrender, que o formulário tá pronto,então coloquei o botão atualizar registro, só que fica processando e não atualiza, o que deve ser?
tem o campo registro que está como auto incremento, como faço para quando eu entrar no formulário vir um em branco, eu coloquei essa clausula no sql e deu erro, tenho que colocar no campo?tipo nome?

abraços

normando

Tem algum código errado, por isso causa o travamento.

Sobre a clausula eu fiz o seguinte

coloquei where nome<>0;

e funcionou,mas isso significa que quando eu puxar pelo menu vai vir um formulário em branco, ou toda vez vai inserir um formulário em branco no db?
E sobre o travamento, como descubro, pois quando rodo no servidor A funciona, quando coloco no servidor B, trava,mas o restante do comando funciona!
outra coisa, quando entro pelo filtro que fiz a ligação para um formulário de múltiplos registro e quero excluir esses registros qeu fiz para teste, dá esse erro
ERRO
Erros linha(s)1
Erro ao excluir na base de dados - Registro inexistente

Mas ai pensei,acho que não tá adicionando no db , mas eu olho e os nomes estão lá, fora que pelo filtro acha os nomes destes carinhas, então tá gravando no bd, onde devo configurar para acabar esse problema?

obrigado pela atenção

normando

Isso significa que não virá registro em branco.
Já passei por isso, e não descobri que as vezes, eu eudito um registro, e ao salvar da rgistro inexistente, ou ao excluir também, e outra pessoa em outra localidade na mesma tela, e mesmo registro consegue efetuar normalmente o salvamento.

Não sei responder a essa questão.

Cara não entendi a sua resposta, mas tentei mudar no sql de registro e coloquei para o nome, e mesmo assim diz que registro não existe…que assombroso!!

abraços

normando

Eu quis dizer que já passei por esse problema e nao descobri porque acontece.

Nossa estranho mesmo, agora tá deletando, mas quando entro no registro e altero algo no cadastro, ele dá esse erro

Erros linha(s)1
Erro ao alterar a base de dados - Registro inexistente

o que será agora?

normando

Normando,

Seria interessante ativar o modo debug da aplicação para identificar o que está sendo feito no momento em que atualiza o formulário. Vá no menu de ediçào da aplicação “Aplicação --> Configuração --> Configuração do erro”, a opção Modo debug.

E pelo que conheço, provavelmente está sendo alterado um campo que é chave primária, exemplo, o campo “cod_cliente” (que é chave primária na tabela) está sendo alterado, então de fato ele vai tentar dar um update neste código passado, por você, porém ele não existe ainda… por isso que ocorre o erro.

Mas, resumindo, você só poderá confirmar isso vendo o que está sendo feito através do debug.

Rodrigo Lins.

Vou verificar isso, outra coisa que acontece assombrosamente é que vou no formulário, tiro por exemplo o ícone exlcuir e alterar, só deixo o de inserir, ai peço pra rodar, e funciona lindo.
Então coloco no servidor, ai puxo o formulário pelo menu que fiz, eu tá lá o botão exlcuir e alterar, como pode acontecer isso se na aplicação principal que tá local onde fiz a transposição não tá.
Ai pensei deve ser o cache do ie, mas não é pois tá tudo zerado.

E sobre excluir e alterar realmente é nas chaves primárias…como eu resolvo isso, pois notei que ele não tá adicionando código, como faço para ele colocar a numeração automaticamente?

abraços

normando

quero dizer sobre o assunto, que isso é um mistério para mim, e modo debug não diz nada, pois quando da o erro, o modo debug não mostra, vejam a situação:

Aplicação publicada na Locaweb.
Eu da minha casa, tento incluir, excluir e alterar, e da o erro de Registro Inexistente.
Outra pessoa em outro local, com outra conexão a internet, vai na mesma aplicação, no mesmo registro e consegue fazer todos os procedimentos sem problema.

Daí avaliei os usuários logados no banco e sua as ações, notei que o meu usuário não estava com id no banco, e o da outra pessoa estava. Estou falando de log do servidor do banco de dados (no caso MySql).

Eu sõ consegui ler, mas não coseguia gravar, excluir, alterar, achei que era um bloqueio de mult-usuário no banco, mas outras aplicações em outras tabelas funcionavam normalmente.

Passei horas com suporte da Locaweb com testes exaustivos, e nada se detectou.

Como meu Bd está meio bagunçado pois tinha exportado do access mas tem mais de 20 mil cadastro, estou refazendo de ponta a ponta no mysql, pois tinho visto que no bd não tinha códio de autonum e nem autoincrem, então estou revendo isso, se resolver eu falo, tomara que seja isso.

abrãços

normando

Normando,

observando a sua questão inicial… seria para o formulário vir sempre em modo de inclusão? ao invés de atualização? Se sim, você pode utilizar a macro chamada sc_apl_conf onde existem as propriedades para “forçar” no momento em que desejar para vir em inclusão (exemplo em um item do menu o formulario é só inclusao, em outro item ele é pode excluir, etc…).

exemplo da macro:

sc_apl_conf(“nome_do_seu_formulario”, “start”, “new”);

Rodrigo Lins.

Obrigado pela dica, essa macro seria um novo método e depois eu colocaria como evento?

Então refiz todo o db, e sobre não editar ou exluiro o usuário, era problema de chave primária, agora está com a chave prima´rio e autoincremtno (manual).

Agora esses itens está funcionando legal.

abraços

normando

Com relação a macro, poderia sim ser utilizado em métodos ou diretamente nos eventos também, sem problema algum. Depende do que você está querendo.

Para o exemplo do menu (que seria um pouco mais “complicado”) seria algo do tipo:

Evento onExecute do Menu:

if(sc_menu_item == “item_1”) {

 sc_apl_conf("meu_form", "start", "new");

}

Nesse caso, estou verificando o item que estou selecionando no menu e vou nesse momento fazer a mudança de propriedade para “New”.

Rodrigo Lins.

Blz Vou tentar!!

e já falo…kkkkk

abraços

normando

Estou com outra dúvida!

Com essa aplicação do scriptcase, várias pessoas com acessos, a aplicação poderão fazer cadastro e consulta ao mesmo tempo, ou tem limite, ou trava,ou não pode?

abraços

normando