DUPLICIDADE

Bom dia a todos!

Pessoal, criei um formulário de cadastro de pessoas e, gostaria de impedir que a mesma pessoa fosse cadastrada duas vezes.
Na aplicação, no menu “editar campos” tentei aplicar uma PK no campo “nome” e no campo “cpf” e não obtive êxito.

Aguém pode me ajudar?

Vc definiu como chave primária no banco?
Outra coisa, vc deve criar um código. Nome pode repitir. Podemos ter vários “João da Silva” por exemplo.
No caso, o código devera ser a chave primária e o cpf chave única.

Thyago, posso inserir na mesma tabela(Dentro do banco) duas ou tres PKs?

Dê uma estudada sobre todo o conceito de Chave Primária (PK), procure por mais informações a respeito no Google. Segue um link abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_prim%C3%A1ria

Sim, é possível. Estude mais sobre SQL conforme indicou o amigo Marcelo Batista. No seu caso, o que vc pode fazer é deixara o cpf e o código como chave primária.

Penso em alterar os campos CPF e NOME para UNIQUE…

Tato, como falei, se você colocar Nome como chave única, como poderá ter mais de um “José da Silva” ?
Podem existir milhares de pessoas com esse mesmo nome. Por isso o ideal seria no lugar do nome, você colocar código e o cpf como chave primária.

Me perdoe a ignorância Thyago…
Então penso eu que, posso colocar pelo menjos o campo CPF como UNIQUE… O que acha?
Podemos ter pessoas com mesmo nome(homônimos), mas nunca com CPF. Estou correto?

Exato

Pergunta: Ok… deixei o campo CPF como unique…

Preciso fazer algo no scriptcase para notificar se o campo for digitado em duplicidade?

Existe a opção Chave Única lá.
Na sua tabela qual seria a chave primária?

tenho o pessoa_pk que é a chave primária e estou colocando o cpf como unique

Pessoal, deu certo… muito obrigado pela ajuda de todos!!!

Coloquei o campo cpf como UNIQUE e funcionou ok. Obrigado

Apenas para descontrair depois do “furo” do SC…

Meu nome não dá duplicata: Jorge Popelnitski
hehehehehe

kkkkk…boa