NoSQL só é justificável quando a carga de dados é muito grande (Big Data), e quando falo em muito grande estou falando de querys requisitando mais 1TB, não conheço empresas que consuma essa quantidade de dados de um banco em 1 ano e talvez nem em 10 anos, mas as grandes corporações consomem isso em questão de poucas horas ou 1 hora.
Outra coisa que no meu ver no mercado PME e até de grandes empresa(dependendo do nicho) não se justifica NoSQL é que para funcionar adequadamente o NoSQL depende de clusteamento ou escalabilidade horizontal pois a sua velocidade se deve ao não compartilhamento de recursos, liberdade, ou seja NoSQL trabalha melhor com 10 servidores de configuração básica do que com 1 super servidore. Pense se sua empresa hoje tem 4 servidores rodando uma aplicação usando NoSQL e precisa ampliar não adianta aumentar quantidade de memória, velocidade de processador, discos maiores e mais rápidos, você terá que adquirir mais servidores, de preferência em pares, nesse caso e exemplo mais dois, isso só para manter o mínimo de padronização com a arquitetura NoSQL.
Além disso o sharing, ou compartilhamento das informações ainda é deficiente em alguns caso, justamente devido a escalabilidade, onde cada cenário irá demandar um tipo de estrutura. Existem basicamente dois tipos de sharing, manual e automático e ambos tem suas vantagens e desvantagens.
E falando um pouco sobre SC, eu acho que pela própria natureza e estrutura relacional dele não acredito em suporte nativo para esses tipos de bancos de dados.
Sistema empresariais inseridos nesse paradigma vão se limitar a exportar informações que serão então consumidas por grandes aplicações de análise como as utilizadas nas bolsas de valores do mundo, AdWord´s, Facebook onde a informação tem que ser analisada e seu resultado disponibilizado o mais rápido possível, onde 1 segundo faz diferença.
Resumindo, Big Data já é uma realidade para o mercado corporativo, assim como uma Ferrari é uma realidade como carro de trabalho;
Você pode ter, mas vale a pena!?