Drive Conexão e Macros Default SC para NoSQL (MongoDB)

Esta crescendo a demanda na WEB para gerenciar dados NoSQL, se o SC tivesse nativo já ajudava.

As Vantagens do NoSQL
Semana passada iniciei um projeto com meu sócio e nossa principal dúvida na arquitetura foi se deveríamos ou não usar o MongoDB. Muitas dúvidas a respeito da usabilidade e escalabilidade foram surgindo. Nessa mesma semana, acabei encontrando um artigo em inglês dissertando a respeito das vantagens de se utilizar o MongoDB. A partir desse artigo, comecei a pesquisar mais e conseguimos esclarecer nossas dúvidas, o que levou a escolhermos o MongoDB como banco de dados para nossa aplicação.

E até agora não nos arrependemos. Por enquanto, irei listar algumas dúvidas nossas que surgiram e suas respostas, mas ainda darei continuidade à minha série de postagens do Laboratório NoSQL, agora com mais convicção do que antes.
http://www.buildando.com/2012/07/as-vantagens-do-nosql.html

Ranking Gerenciados BANCOS (O MongoDB tá subindo igual foguete):
http://db-engines.com/en/ranking

NoSQL é ótimo pra quem trabalha em sistema de mineração de dados. A velocidade nem se fala. Muito bom… Hoje grande aplicações usam o NoSql. Altamente aconselhável Jaílton.

NoSQL só é justificável quando a carga de dados é muito grande (Big Data), e quando falo em muito grande estou falando de querys requisitando mais 1TB, não conheço empresas que consuma essa quantidade de dados de um banco em 1 ano e talvez nem em 10 anos, mas as grandes corporações consomem isso em questão de poucas horas ou 1 hora.

Outra coisa que no meu ver no mercado PME e até de grandes empresa(dependendo do nicho) não se justifica NoSQL é que para funcionar adequadamente o NoSQL depende de clusteamento ou escalabilidade horizontal pois a sua velocidade se deve ao não compartilhamento de recursos, liberdade, ou seja NoSQL trabalha melhor com 10 servidores de configuração básica do que com 1 super servidore. Pense se sua empresa hoje tem 4 servidores rodando uma aplicação usando NoSQL e precisa ampliar não adianta aumentar quantidade de memória, velocidade de processador, discos maiores e mais rápidos, você terá que adquirir mais servidores, de preferência em pares, nesse caso e exemplo mais dois, isso só para manter o mínimo de padronização com a arquitetura NoSQL.

Além disso o sharing, ou compartilhamento das informações ainda é deficiente em alguns caso, justamente devido a escalabilidade, onde cada cenário irá demandar um tipo de estrutura. Existem basicamente dois tipos de sharing, manual e automático e ambos tem suas vantagens e desvantagens.

E falando um pouco sobre SC, eu acho que pela própria natureza e estrutura relacional dele não acredito em suporte nativo para esses tipos de bancos de dados.
Sistema empresariais inseridos nesse paradigma vão se limitar a exportar informações que serão então consumidas por grandes aplicações de análise como as utilizadas nas bolsas de valores do mundo, AdWord´s, Facebook onde a informação tem que ser analisada e seu resultado disponibilizado o mais rápido possível, onde 1 segundo faz diferença.

Resumindo, Big Data já é uma realidade para o mercado corporativo, assim como uma Ferrari é uma realidade como carro de trabalho;
Você pode ter, mas vale a pena!?

[b]Lendo seu POST me lembrou disso:

Confira abaixo algumas das previsões erradas mais * conhecidas do setor de tecnologia *.
[/b]

• “Não há nenhuma razão para alguém querer um computador em casa” (Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. em 1977)

• “Eu acredito que há mercado para talvez cinco computadores” (Thomas Watson, presidente da IBM em 1943)

• “Os americanos precisam do telefone, nós não. Nós temos muitos garotos mensageiros” (Sir William Preece, chefe da agência britânica de correios em 1876)

• “US$ 500? Todo subsidiado? Com um plano? Eu digo que este é o telefone mais caro do mundo. E ele nem é atraente para o trabalho porque ele não tem um teclado, o que faz dele uma máquina de email não muito boa” (Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft no lançamento do iPhone, em 2007)

• “A televisão não vai conseguir se segurar no mercado por mais de seis meses. As pessoas logo vão se cansar de olhar para uma caixa de madeira todas as noites” (Darryl Francis Zanuck, produtor de cinema e um dos fundadores do estúdio 20th Century Fox, em 1946)

• “Não há praticamente nenhuma chance de satélites espaciais de comunicação serem utilizados para melhorar os serviços de telefonia, telégrafo, rádio e televisão dentro dos Estados Unidos” (Tunis Augustus Macdonough Craven, representante da Comissão Federal de Comunicação dos EUA, em 1961)

• “Em dois anos, o problema do spam estará resolvido” (Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004)

• “Eu prevejo que a internet vai crescer como uma supernova e então, em 1996, sofrer um colapso catastrófico” (Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995)

• “Nós nunca vamos desenvolver um sistema operacional de 32 bits” (Bill Gates, em 1989)

• “A Apple já está morta” (Nathan Myhrvold, então diretor de tecnologia da Microsoft, em 1997)

Fonte: ListVerse

Jailton,

Sempre radicalizando né? rsrsrs sabe, eu concordo com o que Saulo falou, e se está sendo cabível no teu caso, ótimo! Se não, realmente é um caso a se pensar… aliás como tudo na vida né?

Eu não fiz uma previsão Jailton, NoSQL é uma realidade, mas quando tiveres um projeto ou sistema utilizando essa tecnologia adequadamente ficarei muito grato se compartilhares suas impressões conosco.