Drag-and-drop no formulário

Boas…
Verifica-se que na versão 9 a construção de Report PDFs já existe a possibilidade de Drag-and-drop ( um avanço significativo) que possibilita maior rapidez na elaboração destes reports.
A minha sugestão, é no sentido na NM pensar em aplicar este modelo de interface (Drag-and-drop) nos formulários.
Seria ótimo no sentido de por vezes ter necessidade de ajustar os campos no formulário.
Fica aqui a dica.

Eles vão fazer isso no formulário CONTROLE, mas vai ser opcional, tipo usar um ‘formato livre’.

Nos formulários normais, continua do jeito que esta por enquanto.

Mas em um curso do Microsoft Access 2016, que fiz ano passado, eu vi que esse negócio de em
toda tela de formulário você ficar arrastando componente campos e outras coisas e arrumando eles,
leva muito tempo, até quando você remove os campos ou adiciona realinhar tudo, então o SC do jeito
que funciona atualmente é muito bom, muito produtivo.

O código gerado pelo SC no formulário é organizado em tabelas (table). Acho complicado eles atenderem essa solicitação desse tipo tão cedo. Lá pra versão 11 ou 12 quem sabe eles consigam. Não estou falando mal da ferramenta, mas mudar a estrutura atual de geração não vai ser fácil.

No PDF não foi tão complicado porque eles usam coordenadas (x.y) pra criar. No caso do formulário é bem diferente.

Certíssimo Daves.

O que pode haver é um novo tipo de aplicação com tal opção mas teriam que abolir as tabelas para organização dos campos.

Quando eles conseguirem isso, as aplicações realmente serão responsivas. De repente, eles até resolvam enxugar um pouco as aplicações geradas. Atualmente, um formulário de login tem umas 3000 linhas.