Documentação incompleta da macro sc_select

No webhelp do Scriptcase temos bastante coisas incompletas na sessão macros. Coisas que podem ser úteis para o iniciantes e até veteranos no scriptcase.
Vejam o caso do sc_select. No manual diz que podemos ter acesso ao dataset do comando, mas nos exemplos somente se coloca as sintaxes MoveNext() e Close().
Pessoas acostumadas com manipulação de datasets sabem que “a coisa” não se resume somente a estes comandos.
Temos ainda comandos que:
Retornam uma linha: FetchRow, FetchInto, FetchObject, FetchNextObject, FetchObj, FetchNextObj, GetRowAssoc
Retornam todas as linhas:GetArray, GetRows, GetAssoc
Movimentam-se pelo dataset: Move, MoveNext, MoveFirst, MoveLast, AbsolutePosition, CurrentRow, AtFirstPage, AtLastPage, AbsolutePage,
Gera menu: GetMenu, GetMenu2,
Trabalha com datas: UserDate, UserTimeStamp, UnixDate, UnixTimeStamp,
Info do recordset: RecordCount, PO_RecordCount, NextRecordSet,
Info dos campos: FieldCount, FetchField, MetaType
Limpa tudo até a conexão: Close

A Netmake poderia ter complementado o webhelp como outros Frameworks fazem tão bem ou indicado para se olhar no manual do adodb -> http://phplens.com/lens/adodb/docs-adodb.htm sessão ADOResordSet.
Isto abre uma gama de possibilidades muito maior para nós programadores profissionais ou hobbystas como eu.

1 Curtida

Alexandre,

Depois de ler seu post não pude deixar de conferir esse tal de PHPLens… fiquei curioso para conhecer a ferramenta. E tenho que contar que foi uma grande decepção… feia, usabilidade péssima e estilos dos artefatos gerados horrível, parecendo aquelas páginas de curso básico de html de 5 dias.
Se formos comparar, temos que ficar muito felizes com o SC… deu uma goleada nele em todos os quesitos que pude avaliar.
Mas, justiça seja feita, a documentação dele sobre o recordset é realmente muito melhor e mais completa que a do SC. Obrigado pela dica.

Alexandre Pereira Bühler

Que bom que vc abriu o tópico !!

Ajudou muitooo…

Obrigada!

Pessoal não se trata do produto PHPLens, mas sim da biblioteca ADOdb for PHP que podemos até fazer uso … é PHP!
O que é muito complicado na minha cabeça e na de muitos que participam deste fórum é que o Scriptcase é um bom produto para aquilo que ele se propõe.
O problema é a documentação pobre, um marketing visual (que não é lá estas coisas. Existem coisas mais sofisticadas para web), quase que não se preocupando com recursos de programação, ou mesmo a disponibilização de recursos que o próprio produto usa internamente.
Tenho sim que agradece a companheiros dedicados e com um conhecimento e experiência muito mais elevados, que se dispõe a nos ajudar quando nos deparamos com situações críticas.

Sou grato a todos, mas não poderia deixar passar a oportunidade.

1 Curtida

Obrigado a todos.
Mas realmente como framework o scriptcase usa alguns componentes de terceiros.
E fica a situação documentação dos recursos escasso e/ou nem todos os recursos do componente são usados como no caso da famigerada app calendário.
No site do desenvolvedor do calendário nós até babamos com o que se pode fazer e a netmake não aproveitou no scriptcase.

1 Curtida

Netmake,
Vamos atualizar o manual?

Pois é, e isso já deveria ser prioridade a muito tempo! Muita coisa a desejar, as explicações das macros não são 100% claras.
E outra, uma sugestão que vai salvar muita gente. (Principalmente iniciantes no sc) Coloquem o código “por trás da macro”, tipo: Cada macro se comporta com um determinado código por trás, seria interessante frisar isso para o melhor entendimento do que cada uma realmente é capaz de fazer além do descrito no help hoje.

Prezados,

Atualmente estamos trabalhando em toda a documentação do ScriptCase também e problemas como estes serão corrigidos.

Obrigado.

1 Curtida

Respondendo este post -> http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,17159.msg89845.html#msg89845
Vi que após 5 anos a documentação continua a mesma.

1 Curtida