Do Maker All para o ScriptCase

Olá a todos.

Estou realizando testes na ferramenta ScriptCase 7.1 e estou gostando bastante dos recursos, e vídeos e postagens feitas aqui no fórum. Venho desenvolvendo atualmente sistemas em Maker, temos diversos sistemas e ferramentas em Delphi XE2 principalmente o PAF-ECF, que tem que ser desktop.
Atualmente, nosso sistema de gerenciamento que está sendo comercializado está em Delphi, e possuímos NF-e, NFS-e, SPED Fiscal, SPED Contribuições e SINTEGRA, tudo utilizando o ACBr, que é um componente espetacular que auxilia e muito na geração e envio da NF-e, NFS-e, SPED e SINTEGRA e também nosso PAF-ECF.
Estamos com um projeto ERP praticamente acabado para empresas interventoras em Maker, que atualmente contempla emissão de boletos e arquivos CNAB pelo CobreBemX, NF-e e NFS-e, tudo utilizando componentes da MakerPlanet, que são pagos, e fora outros componentes que foi necessário adquirir para dar uma certa produtividade.
Bom, gostaria de estar passando tudo isso para o ScriptCase/PHP então gostaria de saber dos amigos algumas questões para que eu possa bater o martelo e começar a investir na ferramenta, para que eu não cometa os mesmos erros do passado, vamos lá então.

Alguém poderia me dizer se consigo adaptar qualquer código PHP no ScriptCase? Como por exemplo, componentes de terceiros para NF-e (vi o nfephp.org), NFS-e (ainda não pesquisei nenhum componente pronto), SPED e SINTEGRA (isso é apenas geração de arquivo, então para mim é banal em PHP).

Alguém me indica algum componente pronto para essas tarefas? Com relação a boletos, gosto muito e prefiro continuar com o CobreBem, pois funciona para todos os bancos e todos os arquivos e quem paga a licença é o próprio cliente, e já tem praticamente tudo pronto, a adaptação para o sistema em caso de novos clientes e novos bancos é 0.

Aguardo a ajuda de vocês com opiniões para talvez realizar os investimentos.

Olá Endrigo, trabalhei com Maker 1 ano! Fui sugado ate a alma pela Softwell. Desisti da ferramenta e hoje trabalho com o SC desde a versão 6. Depois de muita ralação e estudos com o SC, percebi que o mesmo faz TUDO que o Maker faz! O Maker tem suas vantagens no quesito Layout (bem parecido com o tradicional do delphi) e com as manipulações com banco de dados. Porém o SC é mais aberto a novas implementações! O maker é muito fechado. Por ser em Php, acredito que o leque de possibilidades é bem maior que a do Maker que é em Java (sem falar que é pesado a pacas). A diferença entre ambos é que no SC você vai trabalhar bem mais, porém é gratificante quando você ver dando certo as coisas. Sem falar que depois que os sistemas no Maker é gerado o pessoal da Softwell não garante perfeito funcionamento em servidores que não seja deles. Absurdo! Não sei se hoje ainda ta assim… Sei que antes era aconselhável sempre contratar os servidores deles. Já o SC você com um servidor até compartilhado ele funciona legal.

O Custo benefício nem se compara com as licenças absurdas que a Softwell oferece. Estou a um ano trabalhando com o SC e fazendo um ERP com tudo que você falou (SPED, PAF-ECF, SINTEGRA, CNAB, etc…) tudo no SC. Uma coisa é certa, vai ter que trabalhar muito amigo, não tem nada pronto no SC assim como você pode encontrar hoje no MakerPlanet para o Maker.
Outra coisa interessante, é que aqui no fórum o pessoal é bem mais unido e proativo do que o pessoal do “gunmaker”. Uma dos principais fatores que me incentivou a continuar com a ferramenta foi com certeza o pessoal daqui do fórum.

Na minha opinião, você não vai se arrepender. Não quero puxar sardinha alguma pra Netmaker, mesmo porque não tenho vínculo nenhum com eles e até porque a ferramenta tem que melhorar e muito, mas se tratando do “feijão com arroz” o SC faz de boa.

Boa sorte e seja bem vindo a comunidade SC.

Como nosso amigo FredKeyster disse: “O feijão com arroz o sc faz de boa”.

Eu no início não gostava muito do SC, mais com o tempo agente vai aprendendo a usar a ferramenta e percebe que ela faz tudo que você precisa, pelo menos até o momento, basta combinar um pouco de JS e CSS nas APP geradas do SC e você tem coisas maravilhosas. A manipulação de Layout não é la essas coisas, mas para um sistema não precisa mais que isso. Se precisar fazer um sistema com GRIDS e FORMs convencionais ele te dá tudo pronto, as GRID vem com as ligações para os FORMs e os FORMs com os CRUD prontos, então é muito legal.

Não posso falar do Maker porque nunca usei-o, alem do período de testes, mais pelo pouco que usei como o Fred disse, “é muito pesado”.

Não gosto de nada que me dê coisas prontas, eu preferiria fazer tudo manual, mas para o mercado é melhor usar uma ferramentinha que agilize as coisas para você. Porque não gosto? Por que um form do SC com 8000 mil linhas faço com no máximo 1500 linhas manual no máximo, mas isso não impede o SC de ser uma ferramenta muito boa para agilizar e padronizar as aplicações.

O que podermos ajuda-lo aqui no fórum, ficaremos honrados.

Você pode continuar com o ACBr para fazer o que já faz atualmente. O ACBr permite conexão via socket caso o PHP esteja em servidor externo a rede.

O Scriptcase é um gerador de código PHP, o que lhe permite escrever códigos próprios em PHP, e quando necessitar de utilizar classes php externas, você tem aplicações do tipo Blank, pois demais apps não possuem repositório de classes.

FredKeyster, agradeço por expor a sua experiência. Observei que você citou a questão de layout, estamos com um impasse com um cliente exatamente pelo mesmo não ter gostado do layout do Maker. Não vejo tão bacana para um sistema web o layout do Maker, vejo muito mais interessante os layouts que estão disponíveis no ScriptCase.

Vou começar a postar algumas questões nos fóruns respectivos de cada assunto para esclarecer mais dúvidas.

Agradeço Almeida. Vou iniciar as postagens nos fóruns para esclarecer mais dúvidas, inclusive sobre formulários fora do padrão habitual do CRUD adotado pelo SC.

Haroldo, essa fiquei intrigado, como eu poderia continuar com o ACBr por exemplo para utilizar a NF-e se eu for instalar em um VPS linux por exemplo? Não consegui visualizar esse funcionamento. Não seria melhor utilizar tudo em PHP, não sei se já exista solução para o A3 no caso de NF-e, mas em java tem, pois utilizamos um plugin no Maker, não funcionaria em PHP?

Na aplicação blank, consigo utilizar classe e todo o conceito de OO do PHP?

Mais uma vez, obrigado Haroldo.

Endrigo você conseguiu avançar com a integração com o CobrebemX

Ainda não começamos a trabalhar com o CobreBem. Mas assim que tiver alguma notícia te falo aqui. Uma coisa já sabemos, só funcionará em um servidor Windows.

Oi Paulo, cara nos utilizamos o CobreBemX, porem como estamos fazendo mantemos um servidor unico rodando win, onde podemos registrar a dll, e então utilizamos scripts em php puro, e um mysql exclusivo para as cobranças cobrebemX o que fazemos é o seguinte
o ERP do cliente gera o boleto o qual popula o banco desse server win digamos assim, e o componente gera o boleto ou o link para que o então o cliente do ERP possa visualizar, baixar ou até mesmo ler o retorno do banco através desse link externo ao SC