Dificuldade com evento ajax

Tenho o seguinte cenario: tenho um formulario de cadastro de veiculos de saida, neste formulario tenho os campos id_locacao, id_condutor_retirou, id_condutor_principal.

No campo id_locacao tenho uma ligação de captura, que pesquiso a locação e me retorna o id dela, com este campo id_locacao eu preciso para buscar os condutores ligados ao cadastro de condutores que estão ligados ao cadastro de locacao.
no campo id_condutor_retirou tenho uma ligação de captura onde chamo um grid com os condutores disponiveis para a locacao id_locacao que tem a seguinte frase SQL:
SELECT
loc_condutor_itens.id,
tbClientes.Cliente
FROM
loc_condutor_itens,
loc_condutor_header,
loc_locacao,
tbClientes
WHERE
loc_condutor_itens.id_loc_condutor_header = loc_condutor_header.id
AND
loc_condutor_header.codigo_locatario = loc_locacao.codigo_locatario
AND
loc_condutor_itens.codigo_condutor = tbClientes.Codigo
AND
loc_locacao.id = [var_id_locacao]

a variavel gloval [var_id_locacao] vai zerada, e nao apresenta os condutores.
Esta variavel esta sendo alimentada em um evento ajax no campo id_locacao, esta correto e ja me certifiquei que a variavel esta com o conteudo, porem na consulta a variavel esta zerada.

Preciso de ajuda, ja tentei de tudo.

Cole o seu código utilizado no evento aqui.

no campo id_locacao tem um evento ajax onChange tem o seguinte codigo:

[var_id_locacao] = {id_locacao};

apenas isso, eu carrego a variavel global var_id_locacao com o conteudo do campo id_locacao.

no modo debug a sql que vai ser executada no banco:
(mysqlt): SELECT loc_condutor_itens.id as loc_condutor_itens_id, tbClientes.Cliente as tbclientes_cliente from loc_condutor_itens, loc_condutor_header, loc_locacao, tbClientes where loc_condutor_itens.id_loc_condutor_header = loc_condutor_header.id AND loc_condutor_header.codigo_locatario = loc_locacao.codigo_locatario AND loc_condutor_itens.codigo_condutor = tbClientes.Codigo AND loc_locacao.id = 0 LIMIT 0,12

Podem reparar que o loc_locacao.id = 0 ( aqui deveria ter o valor da variavel [var_id_locacao]

olha tela como esta

quando clicko no botao de ligacao do condutor, deveria trazer um grid com os condutores ligados pelo id_locacao.