Ola Gesner,
Olha só, eu uso dicionário de dados em todas as minhas aplicações pois trabalho tudo multi idioma.
É mais trabalhoso mas o ganho em escala depois é grande.
Tudo o que o Mestre Jovito disse é verdade, e muito válido, mas gostaria de adicionar alguns pontos,
pois Eu já vi cada coisa sobre Dicionário de Dados que você nem acreditaria se eu te contasse.
Vou resumir algumas coisas que funcionam para mim.
-
Mantenha o dicionário atualizado.
Dentro do Dicionário de Dados, clique no botão recarregar.
Se houver novas tabelas, o SC irá mostrar uma tab de novas tabelas. Ai vc seleciona as novas tabelas e adiciona ao dicionário.
-
Matenha tabelas atualizadas
Dentro do Dicionário de Dados, clique em Prosseguir na área de Sincronizar Tabelas.
As tabelas que estão diferente do DB irão ficar em amarelo.
Eu sempre seleciono gerar Índice nos arquivos de idioma com os labels dos campos tabela.
Eu não seleciono sobrescrever indicies existetes nos arquivos de idioma. (pois ele mata a tua tradução, no meu caso)
Ao realizar este procedimento as tabelas desatualizadas ficarão com um icone bolinha de cor amarela
Na linha do icone amarelo, clique no link editar, e depois no botão atualizar. Isto vai fazer os novos campos serem carregados no Dicionário de dados (salvar o dicionário de dados)
- Agora, e só agora, clique no botão Prosseguir da área de Sincronizar Aplicações.
Ao clicar em Prosseguir, depois dos dois passos anteriores, o SC deverá achar as aplicações que usam o dicionário de dados para esta tabela (atualizada).
Ele vai te perguntar quais propriedades vc quer atualizar (label, tamanho, etc… )
O Label é o padrão, Clique em Sincronizar.
Caso o SC informe que não existe aplicação utilizando existe dois casos possíveis
OU realmente não existe,
Ou existe e você precisará fechar o dicionário, fechar o SC, abrir tudo novamente e tentar.
Já aconteceu comigo de o SC só achar a aplicação na terceira tentativa.
Então meu amigo, é isto ai, 3 anos de experiência com dicionário de dados em 1 post.
Espero que ajude. Boa sorte.