Designer de Relatórios PDF

Bom dia,

Gostava de sugerir a quem desenvolve o SC que habilita-se o uso de extensões ou aplicações de design para os relatórios pdf. Pela pesquisa que fiz aqui pelo forum formatar um relatório pdf exige muito código seja no próprio SC seja com o TCPDF. A minha sugestão é que disponibilizem no SC uma ferramenta ou que permitam a instalação de uma extensão que nos deixe trabalhar o design do relatórios pdf. Isso iria facilitar muito o trabalho de quem está a iniciar a sua aprendizagem no SC e também quem já o usa há mais tempo (embora para estes deva ser fácil formatarem os pdf).
Bom, fica a minha sugestão.

Bom essa sugestão não e de hoje…
Ate agora não foi atendida, y pelo que vemos o rumo da ferramenta vai demoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

Eu uso uma biblioteca onde me ajuda bastante a montar os relatórios manualmente no Blank. Nela há uma grade cartesiana, onde me mostra a posição X e Y… com isso facilita pra montar meus relatórios. Ma mesmo assim é demorado. Boa sugestão, é antiga mais muito válida.

Bom dia Fred,

Será que podia disponibilizar um exemplo? Foi você que criou a biblioteca? Desculpe tanta pergunta, mas é que estou a tentar encontrar a forma mais simples de formatar o relatório pdf. Já consegui colocar a imagem de fundo, mas agora está difícil e a demorar muito para que os campos apareçam no lugar certo ;-(

Fred também to curioso para saber que biblioteca é essa, você poderia compartilhar este conhecimento.

Eu desde a versão 5 venho falando no forum que o pessoal precisa explorar as consultas Formato Livre do SC, não tem melhor jeito de desenvolver um relatório do que elas, você faz o layout em html e liga o modelo a consulta, tem jeito mais fácil de ter um layotu personalizado?

Não que eu não ache que precisamos de uma ferramenta mais visual pra trabalhar com o report PDF mas nunca deixei de fazer um relatório desde que comecei a usar as consultas Formato Livre.

Apenas peguei as bibliotecas do TCPDF e do FPDF e juntei em uma só, criando várias funções de Cabeçalho, Grade X e Y, Grids dinâmicas, etc…
Quando tiver tempo (estou sem tempo mesmo), tentarei criar um vídeo tutorial de TCPDF puro, Não é demorado pra quem já domina, só é chato e trabalhoso, mas o relatório fica 100%.

Já usei muito formato livre, o problema que o layout se comporta de um jeito no navegador e na impressão totalmente diferente. Pra mim não rola.

Vou ficar à espera do tutorial Fred, obrigada