Desenvolvimento de APPs para Mobile

Meus Amigos,

Eu tenho feito uma coisa ou outra, apps simples com o MIT APP Inventor 2, para aplicações simples ele até funciona bem, porém eu estou precisando desenvolver para uso próprio (e da minha família) um novo app.

E este novo app deverá rodar tanto para Android como IOS, já que aqui em casa usamos aparelhos em ambas plataformas, o ideal que fosse uma única ferramenta para as duas plataformas, que fosse algo de aprendizado fácil (ou não tão difícil) e de baixo custo, já que é para uso pessoal e não para explorar comercialmente.

Gostaria de saber de vocês quem tem desenvolvido para mobile, que ferramenta estão usando e se tem atendido plenamente as necessidades e finalmente o que indicam para esse meu caso.

Obrigado e um Abraço.

Para aplicações nativas, eu indico o Windev.

Recomendo Windev Mobile.
da pra gerar para 4 plataformas (Android, IOS, Windows Phone, y Windows CE (Coletores))

1.000,00 dolares…
bem salgado…

pra mim aqui vale cada centavo investido, nada do que reclamar…
Ja tive que utilizar o suporte 2 vezes , muito bem atendido…

Aí é inviável, investir 1.000 doletas para fazer UM aplicativo de uso pessoal é impraticável. :frowning:

Essa versão Express do Windev tem quais limitações em relação a versão full ?

Limites de Objetos, só gera android, fica uma mensagem na tela que diz Express

Esse fim de semana eu testei o https://www.codenameone.com/index.html

Testei como plugin do netbeans

As telas ficam simples mas é muito prático e grátis

Bom se interessar de uma olhada nesse link:
https://software.intel.com/pt-br/intel-xdk?gclid=CjwKEAjwv8iwBRC35-_e8aPqwCESJAB8khP9_q-4z-FB2FfPE9HejccIEzsglYgFmEb_vfruu96yNRoCi4jw_wcB

Parece interessante
boa indicação para pesquisa

Bom no caso de querer algo de graça y que funcione só mesmo fazendo com códigos nativos (Android --> JAVA y IOS (Swift ou Objective-c dependendo da Versão do IOS) rsrsr

Estou dando uma analisada no Intel XDK e parece bem interessante, obrigado pela dica Celso.

No Youtube existe uma série de tutoriais que dá uma noção exata sobre o Intel XDK:

https://www.youtube.com/watch?v=cEqvmXQDfvw&list=PL-8qDQpbw82we__K3RcMYOMnZLaAt_d4a

Uma desvantagem no desenvolvimento no XDK é que a aplicação roda dentro de um Webview que no Android, não tenho certeza, mas, acredito que esteja disponível somente a partir da API 19 (Android 4.4 KitKat).

att.
Flávio

debuguei no meu Pocket duo Android V4.1.2…rodou susa.

O Intel XDK é ótimo, mas há algumas observações a fazer:

1. Sempre que há atualização para novas releases é interessante que antes de atualizar, veja o que foi mudado, pois dependendo de algumas funções de sua aplicação, o projeto poderar parar;
  2. O XDK ao importar um projeto feito a mão com Cordova e Ionic, não libera a parte de “Designer” (visual), deixando apenas o emulador, e o editor de código. A única vantagem que vejo pra esse quesito é a possibilidade de copilação do projeto.
  3. Cuidado quando for usar códigos customizados em um projeto feito 100% no XDK, pois se caso você usar uma função nativa do Designer ele apagará todo o código feito manualmente. (Eis aqui uma grande desvantagem da ferramenta).

No mais, a ferramenta é boa, não excelente, mas pra quem inicia com Cordova e HTML5 é um prato cheio.
A curva de aprendizado é baixíssima!
Tem integração com AngularJS.

Fiz um projeto com o XDK e esta funcionando beleza em um Android 4.4. Recomendo.