Desempenho - qual config ideal

Uso uma maquina CORE 2 DUE 2 GB RAM, poderosa…com XP mas tá lento no executar os testes, qual configuração de memoria do PHP e outros componentes para agilizar ?

Ari

Vai do que já esta carregando de programas no memória e concorrência de CPU.

Tipo de Banco de Dados?

Carga do php em modo cgi da lentidão mesmo, geralmente a instalação de desenvolvimento do fabricante instala nesse modo.

publique as aplicações em outra máquina e teste.

uso

MySQL 5 para Windows
Nada de muitos programas, alias so Internet Explorer.
nao tenho antivirus na maquina,

é maquina pura e limpa em processos da 25 no maximo…
sem MSN…

achei que poderia jogar mais coisa em cache … para rolar melhor…

Ari

Após a instalação do SC5 o apache tornou-se extremamente lento, levando vários minutos pra gerar e executar aplicações do SC.
Pelo que estive pesquisando, pode ser a configuração do php.

Como verifico se o php está configurado como cgi ou como módulo no apache? Como mudar essa configuração pra poder testar?

Na lista de processos do windows o php-cgi.exe fica quase o tempo todo em 95%.
Uma aplicação simples, de menu com 1 aplicação apenas, e esta com apenas 2 campos e 5 registros no banco, leva quase 10 minutos pra executar.

Alguém pode me ajudar?

Rodrigo Araujo

a instalação padrão do sc utilizando o instalador do fornecedor da linguagem, por padrão é em modo cgi, no windows o comportamento do sc (até a versão 4) apresentava defeitos quando usado no modo módulo, mas no linux isso não acontece. Agora demorar esse tempo todo para acrregar, mesmo em cgi, não deveria não, acho que tem outros problemas aí.

Cara, desencana…

Consulte a seção de BUGS, tenho esse problema a quase 1 ano e a netmake não consegue solucionar.
O esquema é você ficar restartando o apache sempre que sobe o consumo de cpu/memória.

Simples né? Eu tambem estou indignado com isso… aqui na ambev ja paramos de desenvolver com a ferramenta por esse motivo, estamos pesquisando outra ferramenta no mercado.

Um abraço.

BFernandes, obrigado pela resposta.
Acabei me acostumando com a lentidão! hehehe
Estou usando ele online por enquanto, mas confesso que as vezes dá raiva mesmo.
Valeu.

Sistema Operacional, configuração de hardware, modo de instalação e versões do apache, php, e banco de dados onde ficam os registros do SC, tudo isso influencia. Aqui descrevem o problema, a não solução dele, mas ainda não vi a descrição das características do ambiente.

Tenho o SC na versão 4 e 5 num linux, e não da esse problema, tenho numa vm linux no meu note e não da esse problema, em produção, tenho em diversos ambientes e não da esse problema.

Quando tive esse problema é porque (como ja informei em tópico anterior) a instalãção padrão que o fornecedor diospóe, causa esse probelma mesmo, ou causava, não sei se mudaram, pois só usei uma vez essa instalação.

Tente dezcrever mais detalhamente o problema e dar uma visão melhor de vossos ambientes, quem sabe conseguimos resolver.

a LB encontrou este problema em um cliente e foi resolvido da seguinte forma:

Um dos pontos encontrados foi nas diretivas:

session.gc_divisor
session.gc_probability

A diretiva “session.gc_divisor”, estava configurada com o valor “1000”, ou seja, como esta diretiva afeta diretamente o tempo que o “php” faz a limpeza do “garbage collection”, juntamente com a diretiva “session.gc_probability”, que estava com o valor “1”, o “php”, tinha “0,1%”, de chance de realizar a ação de limpeza, ou seja, nunca era feita, ficando sempre “sujeira”, em memória.

Resolução:
Alteramos a diretiva “session.gc_divisor”, para “100”, que é o valor padrão que vem com o “php”, ou seja, assim o “php” passa a ter “1%”, de chance de realizar a ação de limpeza.

Diagnóstico Problema “Processador”:
Após, a mudança na configuração das diretivas do “php”, para aperfeiçoar o uso de memória, foram feitos testes, para esgotar os recursos do sistema, e constatamos que a utilização da memória foi muito boa, se mantendo sempre estável, aumentando durante a utilização, e automaticamente diminuindo após o uso.

Porém quando muitos usuários acessavam as aplicações simultaneamente, o serviço ”httpd” ocupava 100% do processador,durante a execução, deixando assim o próprio servidor muito lento, bem como as aplicações.

Identificamos que o “php” estava configurado para rodar como um “módulo do apache”, com isso todo processamento ficava amarrado a um único serviço.

Resolução:
Sugerimos, trocar a configuração do “php”, para rodar via “cgi” e não mais como “módulo”, assim para cada processo que é executado, é criado um processo único no “sistema operacional”, consumindo assim menos processador e dividindo as cargas entre os muitos processadores.

Fizemos um teste na máquina de “desenvolvimento”, onde o “php”, já está configurado como “CGI” e percebemos que 06 pessoas usando as aplicações 3-3 simultaneamente, conseguiram gerar seus relatórios em menos de 01 minuto, e o processamento foi compartilhado, não ficando nenhum processo o tempo todo em “100%”.

Com isso concluímos, que a melhor configuração é a utilização de “cgi”, ao invés de “módulo”.

Qual é o procedimento para que o CGI não rode como módulo no Apache, ou seja, fazer com que ele rode como processo?

ve no info do php como o seu php esta instalado. tem q ver como o apache esta chamando o php, se ta chamando o isapi ou cgi do php.

http://br2.php.net/manual/en/install.windows.apache1.php

ve os topicos:
Example #1 PHP as an Apache 1.3.x module
e
Example #2 PHP and Apache 1.3.x as CGI

Olá, consegui um desempenho satisfatorio usando o lighttpd com php via fastcgi, algum dos colegas já testou esta solução ?
No windows teve uma melhora significativa na entrega das aplicacoes.
No linux ainda preciso avaliar

eu atualmente utilizo o lighttpd, até pq a maioria das empresas de hospedagem não dão a permissão de shel execute para o php, é rapido, a impressão que tive é que ficou mais rapido doque rodando com apache