Desabilitar, mudar propriedade de campo em grid

Olá,
Tenho uma grid com opções de ações para gerenciamento dos registros.
Posso editar, enviar registro, excluir etc…
Essa opções aparecem como campos onde eu atribuí imagens. Ao clicar na imagem, uma ação ocorre.
Seria possível eu mudar a imagem (deixar inativa de click)? Por exemplo, 1 registro não pode ser alterado depois de ser aprovado por alguém, assim a opção editar passaria a ser a mesma imagem porém de cor cinza e não aconteceria nada ao clicar nela.
Eu ja utilizei a macro de desabilitar o campo e também a macro de read only…
Quando utilizo a macro de desabilitar o campo, infelizmente a coluna daquele campo some, se por exemplo o campo desabilitado for o primeiro. Lembrando que isso ocorre dinamicamente, os campos podem ser desabilitados ou habilitados de acordo com regras que eu defino nos eventos on init ou on record.
Preciso desabilitar estes campos sem fazer as colunas da grid sumirem se o campo desabilitado for o primeiro.

De uma olhada:

2 Curtidas

Obrigado. Consegui resolver no onrecord

1 Curtida

Boa noite Maklei, poderia explicar o passo a passo de como consegiu, por favor.

1 Curtida

Olá Adriano,
Primeiro eu havia criado um campo e vinculado uma imagem a ele com um link para uma outra aplicação. Feito normalmente pelo SC se, codar.
Porém este botão não poderia aparecer ou ficar ativo de acordo com determinado status do registro.
Por exemplo, a pessoa envia um arquivo clicando na imagem da nuvem (upload), porém se ela ja enviou, esse campo deve ficar inativo. Mas o que ocorria era quando eu desabilitava o campo, a coluna do campo na grid também sumia.

Como resolvi?
1 - Eu retirei o nome da imagem la do campo, onde vincula a imagem
2 - No evento onRecord eu criei uma regra usando IF para quando este campo for de um determinado status, ele fique desabilitado.

Neste trecho eu faço uma consulta antes, depois eu posso utilizar os resultados das consultas nos IF’s e desabilitar ou habilitar o campo de opção la da grid. Perceba que a única coisa que fiz foi adicionar ou retirar a imagem do campo. Funcionou pois sem a imagem não tem como clicar no link, fica vazio a opção para determinado registro da grid. E nos outros registros onde tem imagem, o usuário pode clicar normalmente.

Espero ter ajudado.