Desabilitar Item do Menu de acordo com o usuario logado

Olá Pessoal,
Como faço para Desabilitar alguns itens do menu de acordo com o usuario logado ?
Exemplo: Estou criando um CRM e tem 2 tipos de Usuarios. Administrador e Vendedor
Gostaria de ocultar o Item “Segurança” dos Vendedores.

Bom dia Fabricio!
Primeira coisa a se fazer é verificar se para o grupo Vendedor estão habilitadas as opções de segurança. Depois, vc vai na sua aplicação de menu, Configuração e habilita a opção “Esconder itens de Menu”. Isso deve resolver seu problema.

Já tentei. Não funcionou…

É desenvolvimento ou produção?

Eu uso assim, no evento onaplicationinit da minha aplicação de menu :

if ([tipo] == ‘CLIENTE’) { /
sc_menu_delete(item_24);
}

// tenho uma variavel publica que identifica o tipo do cliente
// ai se o tipo for igual a CLIENTE
// desabilito o item do menu (sc_menu_delete(item_24)

Mas o Scriptcase faz isso. Provavelmente ele deve estar vendo em Desenvolvimento. Se for mesmo, em Meu Scriptcase, tem como vc habilitar a opção “Habilitar uso de segurança”.

Muito obrigado pela dica, gerei alimentei o plano de senhas e funcionou beleza!

Muito obrigado.

1 Curtida

Estou tentando utilizar este código que vi em uma aula antiga do scriptcase.

$sql = “SELECT group_id FROM sec_groups WHERE group_id = '”. [group_id] ."’";

sc_lookup(ds, $sql);
$group_id = {ds[0][0]};

if([group_id] != 1) {
sc_menu_delete (item_1);
}

Bom dia Thyago,
Sou novo no Scriptcase. estou utilizando a versão 9.13. Estou precisando desativar alguns itens de menu para todos os usuários que não sejam administradores.
Não entendi bem quando você disse “Primeira coisa a se fazer é verificar se para o grupo Vendedor estão habilitadas as opções de segurança”. Onde verifico isso? Me desculpe a ignorância mas não achei.
Tentei fazer via código como o João Luiz indicou,mas também não funcionou.
Desde já agradeço a ajuda.

A segurança prevê isso. Crie um grupo administradores e adicione as aplicações para o grupo administradores, Para demais usuários crie os grupos por departamento com as devidas aplicações liberadas. Isso vai depender se vc criou a segurança por grupo de usuários.

Tem as macros do menu também, mas não acho que seja o caso.

Haroldo, bom dia.
Muito obrigado por responder.
A questão não são as aplicações e sim o item de menu segurança que é criado quando utilizamos o módulo segurança. Nos grupos está tudo certo, cada grupo está com as aplicações que precisam e para isso o menu está funcionando perfeito, porém com o item de menu security que deveria aparecer só para os administradores.

Fala Sérgio, tudo bem? Desculpe não responder antes. Cara, é o que o Haroldo falou mesmo. Quanto aos itens do menu, provavelmente estão aparecendo para todos os usuários do sistema mas os que não tem acesso não conseguem abrir a aplicação? Se for, no menu há uma opção que você consegue ocultar os itens que não estão habilitados na segurança (não me lembro exatamente como está mas provavelmente está na configuração do seu menu). Caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para perguntar. Abraço e uma excelente sexta feira!

Fala Thyago.
Obrigado por responder.
achei que haveria a possibilidade de o menu security não aparecer para os usuários, mas blz. Já não aparecendo os itens do menu security para os usuário já resolve.