Depurar código PHP

Prezados

Estou perdendo muito tempo com erro bobos …falta ponto e virgula, falta fechar um IF ou ELSE este tipo de coisa.

E para achar o erro tem que ficar exibindo o font e ir caso a caso.

procurei no google e tem um tal de Eclipse.

outras vezes tenho que ficar colocando sc_alert() que depende do local nao funciona, outros coloco file_put_contents, para pegar valor de alguma variavel ou campo.

tenho tambem que testar se a função está funcioando, e no SC isso tem lugar que nao para o processamento para pegar valores.

quais são as dicas ?

Ari

Bom tarde Ari,

Estou na mesma situação sua porque sou novo no sc v 6 e em php e estou sofrendo , porque a linguagem que usava podia fazer debug linha por linha e agora fica mais difícil.

Para minimizar isso fiz da seguinte maneira

coloca o opção debug sim na MENU “APLICAÇÃO” ,“configuração”, MODO DEBUG

depois a cada rotina em programação ou no eventos coloco para mostrar o que eu quero

ECHO “MENSAGEM”,VARIAVEL (OU PODE SER O CAMPO {IDPRODUTO})

EXEMPLO

ECHO “VALOR DA VARIAVEL” , VAR_LOGIN

ISSO EU ACREDITO QUE VAI AJUDAR

UM ABRAÇO

NIGRI

Para aumentar a probabilidade de acertar a linha em que ocorre o erro, tenha do seu lado:
Um pai de santo
Uma bola de cristal
Pé de coelho
Galinha da angola
Crucifixo
Palantir
Bala de prata
Charutos
Figa
Olho de boi
Cartas de Tarot
Número de telefone da Mãe Diná
Um banho de cheiro feito pela D. Maria das Ervas do Ver-o-Peso
Alguém que saiba PHP de verdade

As chances de você acertar a linha em que ocorreu o erro tendo todos os requisitos acima aumenta para 15%.

Para programar sozinho, basta ser um vidente. Esse é um dos motivos pelo qual o PHP é uma das 7 linguagens de programação que são condenadas pelo Vaticano.

MWAHAHAHAHAHA!

** Fonte Desciplopédia, rs.

Olha para debugar e saber em qual linha somente desenvolvendo sem framework e com uma boa ide (notepad avançado) como o phpdesigner.
Quando se usa um framework suas linhas de programação se confudem com criadas/digitadas por você e fica difícil ver qual é sua ou do framework, melhor dizendo, separar a linha do seu código do framework.
Neste ponto o Scriptcase não tem culpa. Em outras ferramentas que usam framework como o RADPHP acontecia a mesma coisa.
O php sem framework é melhor para acompanhar linha a linha.
Pelo menos é minha experiência pessoal.
Pode ser que alguém mais experiente aqui no Fórum poste o contrário.