db para Sistema de controle de arquivos

Olá pessoal, mais um novato na área.
Estou desenvolvendo um sistema para Gestão de Arquivos que deve permitir o cadastro dos documentos de dada empresa, to com dúvidas na estrutura de tabelas para armazenar os dados do local em que serão guardados os documentos, devido a multiplicidade de meios, por exemplo:

os documentos podem ser guardados em Caixas Box (que por sua vez pode ser guardada dentro de uma caixa UEP q cabe até 3 caixas box), pastas, ficharios e mais um monte de suportes… e essas caixas, pastas etc, podem ser guardadas em estantes (com face A e B, ‘N’ fileiras) ou arquivos deslizantes (que possuem ‘N’ módulos com faces A e B e fileiras internas…)

Fico receoso de criar uma tabela para cada tipo de local onde será guardado os documentos devido às consultas para localização de documentos, assim, quando o usuário quisesse encontrar um arquivo ‘x’ a consulta teria que ser executada pesquisando diversas tabelas diferentes…

Se alguém tiver experiência e quiser dar alguma dica, mostrar algum sistema parecido, ficarei bem agradecido.

Tenho uma:

Caixas Box - Caixas UEP - Estantes

Quando vou usar uma caixa box ela é cadastrada no sistema com um número e uma data um tipo de documento e um local físico (Caixa UEP ou Estante).

O mesmo acontece para uma caixa UEP com a diferença de o local físico poder ser apenas uma estante.

Quando cadastro o documento o único dado de informação de localização que informo é a caixa box.

Numa consulta de documentos, busco a caixa box, que sabe em qual UEP ela está, que por sua vez sabe em que estante está.

Tenho as tabela:

DOCUMENTOS
ID_DOCUMENTO
ID_CAIXA -> FK

CAIXAS
ID_CAIXA -> PK
ID_UEPS - > FK

UEPS
ID_UEPS -> PK
ID_ESTANTE -> FK

ESTANTE
ID_ESTANTE -> PK

É um sisteminha feito a muito tempo para um partido político, mas funciona bem até hoje.

Acretido que sua necessidade seja algo parecido, mas no tópico você desenhou um cenário bem genérico, que não é o caso do meu.

Seu sistema vai ser aplicado em um cenário tão genérico assim? Caso seja, me veio a cabeça criar ambientes.

Ambiente 1
Armario - Gaveta - Pasta

Ambiente 2
Caixas Box - Caixas EUP - Estantes