Critica na exlusão de um registro com dependência

Hoje existem 2 opções:

• Excluir as dependências;
  • Criticar e não permitir, caso exista dependência.

Mas existem casos que realmente queremos excluir com a dependência. Mas se no desenvolvimento eu marquei que é para não permitir, sou obrigado a excluir 1 por 1 as dependências, antes de excluir o registro PAI.

Minha sugestão, seria ou ajustar a opção de critica ou criar uma 3 opção, aonde seria informado que existem dependências, mas dando a opção de excluir automaticamente essas dependências.

A tua descrição ocorre sob a camada da aplicação. Crie uma função que executa sob a camada do banco de dados e coloque a chamada em um botão.

Ex: excluir_pai_e_filhos();

CREATE OR REPLACE FUNCTION excluir_pai_e_filhos(p_id_pai INT)
RETURNS VOID AS $$
BEGIN
– Exclui primeiro os registros na tabela filhos (se necessário)
DELETE FROM Filhos WHERE id_pai = p_id_pai;

-- Exclui o registro da tabela pai
DELETE FROM Pai WHERE id = p_id_pai;

END;
$$ LANGUAGE plpgsql;

Att, Paulo.

Ao invés de eu ter que criar mais um botão, e implementar em todas as telas que preciso desse recurso, não é mais produtivo se a ferramenta me der esse recurso (aliás adicionar essa funcionalidade dentro de um recurso que ela já me fornece)?

2 Curtidas

Dependendo das regras de negócio e das especificações de projeto é muito mais útil e escalável usar os recursos do banco (functions, trigger, etc) do que os da aplicação.

Eu, particularmente aboli regras de negócio no banco de dados. Banco de dados para mim para popular e extrair dados. Nem Foreign Key eu utilizo.

Hoje utilizo uma camada na própria linguagem entre aplicação e banco de dados,

Mas o @amnalon tem razão, a questão é diretamente na aplicação em um recurso nativo da aplicação.

1 Curtida

Concordo. O uso de banco de dados não tipados, força o desenvolvedor a usar camadas da aplicação, o inverso nem tanto.

Estas dependências permitem delete usando cascade?

Padrão MVC.

Evita expor as regras de negócio a quem tem acesso ao banco de dados.

E em muitos projetos o programador não tem permissão para alterar o banco.

E dependendo da comercialização o Cliente exige que o banco de dados dele esteja em servidores próprios.

Em grandes equipes de desenvolvimento, geralmente o programador só tem acesso as regras de negócio ao qual compete sua abrangência no desenvolvimento.

1 Curtida