Criar gerador de consultas

Olá pessoal,

Estou pensando em criar um gerador de consultas usando uma aplicação de controle. Gostaria de saber se vocês teriam alguma ideia de como faço para a aplicação entender os parâmetros. Tipo, numa cláusula WHERE tenho Cli_Nome = $nome_s AND YEAR(Cli_Nascimento) = $ano_i, no caso o _s significa que é uma variável do tipo string e _i significa que é uma variável do tipo inteiro, assim como faço para que seja interpretado e esses parâmetros sejam jogados para uma nova janela onde me traga os campos referentes a cada parâmetro com seus respectivos tipos?

Vou tentar dar um outro exemplo, em Delphi eu posso fazer com que um DataSet receba o SQL e o sistema verifique se existem parâmetros nesse DataSet e me abra uma janela criando os campos de acordo com o nomes e tipos dos parâmetros e daí segue toda a programação para quando ao clicar num botão ele execute novamente a SQL já com os parâmetros informados e execute uma grid com o resultado da consulta.

Não sei se me fiz entender, mas se pudesse fazer algo desse tipo seria show. Assim guardaria os SQLs numa tabela e daria permissões por usuários para executar e/ou editar as consultas. Alguém se aventuraria em algo assim? Eu fiz isso em Delphi, mas no Scriptcase ou PHP não tenho ideia de como se faz.

Grato,

Ilano.

Já vi este tipo de situação num cliente.
Era um software para Desktop.
Permitia ao cliente gerar as consultas e relatórios que quisesse de forma livre.
Acho interessante fazer isto no PHP.

Já tem um que foi postado no forum… Querytopdf…

Saulo este permite gerar somente as consultas se o cliente desejar?

Melhor ainda, ele permite que um cliente avançado possa construir seus SQLs, salvá-los e atribuir permissões de visualização a outros usuários que ele desejar? E mais, através desta consulta ser criado não apenas uma grid, mas cubos (dashboard), gauges e relatórios?

O Querytopdf?

Sim. O Querytopdf é capaz de fazer isso?

O QueryToPdf é um gerador de relatórios que permite você inserir teus SELECTs e gerar vários tipos de relatórios em PDF. Não sei se seria o caso.

Entendi Kleyber.
O que eu vi permitia gerar grids dinâmicos a partir de querys elaboradas pelo próprio cliente .
E se estes quisesse também havia a parte de relatórios.
Mas cada um era independente do outro.