Criar Campo Personalizado Pelo Usuário

Bom dia Pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação de gestão, porém estou tentando criar alguma maneira do cliente poder criar algum campo extra quando ele precisar.

Ex: Na tela de cadastro de clientes, ele algum dia precisa de um campo Observação a mais, coisa simples e ao invés deu precisar criar pra ele, eu poderia criar uma aplicação onde ele digita o nome do campo e o tipo dele e a tela, e toda vez que a aplicação em questão fosse aberta no caso o cadastro de cliente eu colocaria no evento essa programaçao e ele criaria o campo caso nao tivesse e abriria o html input, além dos campos que já existem na tela.

Alguém tem alguma idéia.

ps: isso seria bom porque as vezes o cliente tem a necessidade de criar um campo que é específico pra ele num cadastro e eu não precisaria ter um executavel pra cada cliente tendo a mesma aplicacao.

Imagina um cliente com cadastro de produtos que vende é uma borracharia, ou um mercado existem campos diferentes assim nao precisaria ter vários projetos e sim um padrao e o cliente poderia personalizar os campos de cadastro.

Creio que o maior problema seria a aplicação fazer a sincronia com o banco, para o campo aparecer. Agora a criação do campo não é difícil basta você usar uma tela de cadastro com dados para um SQL.

eu utilizo esse recurso mas usando uma tabela filho.

tabela que guarda os campos adicionais: id, Tabela_Nome, Campo_Nome, Campo_Tipo, Campo_Tamanho

tabela que guarda o valor por regitro id, campoid, registroid, valor

Mas algo algo chato de programar.

Bom dia,
Obrigado pelos comentários,
Haroldo vc poderia me dar um exemplo ou uma ajuda pra eu poder criar esse recurso?

Muito Obrigado

Imagine o cadastro de clientes sendo um master, e seus campos adicionais um detail.

Haroldo me explique uma coisa, com que você faz para que esse campo apareça sem ter que sincronizar no SC e subir de novo?

nada.

assim que eu grava o mestre, gero no filho (que é campos adicionais) todos os registros com o tipo de campo preenchido.

----------------------------< aqui é o formulário mestre >---------------------------
Cadastro de clientes

Codigo: _____ Nome:_______ CNPJ:__________________
ENDEREO:_________________________________________

----------------------------< aqui é o formulário detalhe >---------------------------
Campos Adicionais:
Nome do campo | Valor

data_nascimento| xx/xx/xx

Contato | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Email | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Telefone | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Entendi. São informações na tabela.

Olá Haroldo,
Qual o sentido de usar os campos :Tabela_Nome, Campo_Tipo e Campo_Tamanho?
Se eu usar mestre e detalhe como me disse não tem como escolher o tipo do campo e o tamanho dele na grid, não consegui entender o porque dessa estrutura.

Pode me explicar

Obrigado

essa tabela é a guia para criação dos registros na tabela filho.

Tabela cadastro de clientes.

Configurado os seguintes campos adicionais:
Data_nascimento, Contato, email. <- guardo o label dos campos, e sempre apaarecerão esses campos adicionais para no cadastro do cliente.

na tabela filho eu guardo o id do registro do cliente, o id do campo e o valor.