Criação de mods de alteração (VQMOD)

Bom dia!

Trabalhando com outras ferramentas como Joomla, Opencart e outras, vejo que poderiamos criar (digo isso pensando que terei ajuda de um opensource) um mod de alterações onde o código fonte do programa (nucleo) não seja alterado, permitindo assim atualizações e possivelmente upgrades.

Para quem não conhece VQMOD é um mod que é instalado na pasta do programa, e através de scripts você altera o código antes de rodar no servidor.

Minha ideia é criar algo desse tipo e ai teremos uma gama de possibilidades como por exemplo:

[ul][li]Criar templates responsivos[/li]
[li]Alterar padrões do formulário[/li]
[li]Configurar rotinas para rodarem antes do formulário sem precisar incluir um a um[/li]
[li]Criar um ambiente de desenvolvimento de extensões para Scriptcase[/li]
[li]Etc.[/li][/ul]

Enfim, creio que é uma ideia necessária para crescimento dessa ferramenta tão boa, mas ao mesmo tempo tão limitada em certos aspectos.

Aguardo sugestões e feedbacks.

Entendo perfeitamente seu ponto de vista, porém esses frameworks trabalham com “Design Patterns” como exemplo: Joomla, PrestaShop, Magento, PhoneGap, etc… Todos eles são derivados do Synfony e semelhantes onde usam estruturas MVC para dar mais conforto no desenvolvimento e customização.

O SC é diferente, usa padrão próprio, e toda regra de negócio dos sistemas gerados pelo SC é dentro de cada app! Isso torna quase impossível manutenção pós geração de códigos. Eu semana passada fiz um teste em um app login, onde consegui colocar pra rodar o JQuery Mobile deixando a app 100% para mobile. Porém o trabalho não compensa se terá que ficar sempre modificando a mesma coisa (mesmo código). Uma evolução mesmo no SC é se conseguisse separar a regra de negócio das views… Gerar toda aplicação de acordo com as boas práticas de Design Patterns assim como o Adiant Framework faz. Ai sim, essa ideia do VQMOD e ouras cairiam como uma luva!

Abraço!

Pois é FredKeyster, a NetMake poderia pensar no assunto, pois se elas liberarem um MVC ou algo que possibilite a criação de extensões (nem que seja apenas deles), isso já criaria uma gama de possibilidades de novos clientes e receita muito maior, alem de produtividade para os clientes

Thiago,

Coloque isto como sugestão na ferramenta, no link SUGESTÕES

Ótima ideia Kleyber.

Fred comecei a testar o adianti. Estou meio perdido. mas ele parece melhor.

Alexandre, vi uns vídeos e achei muito interessante o Avanti…por favor de um feed back do que você está achando.

Já tenho um projeto com ele, coisa boba. E no momento não tenho o que reclamar… Agora é mais produtivo com o Adiant Studio. Tive um Hangout com o Pablo (desenvolvedor do adiant) e o mesmo pretende evoluir o Adiant a cada ano. Existe a comunidade tbm, pessoal lá é gente boa!

Como estou no início tudo é meio confuso.
A única coisa que não gostei é a IDE não trabalhar de forma nativa com o Firebird, apesar do framework trabalhar de boa.