CPF e CNPJ

Criei um CONSULTA para buscar dados num cadastro onde tem os campos CPF e CNPJ (estão separados nesta tabela).
No filtro eu criei um campo denominado CPF_CNPJ e coloquei tipo de dado = CPF e CNPJ.
Quando o usuário informa o CPF ou CNPJ eu monto um where no script ini buscando por CPF ou CNPJ se existir altera se não inclui um novo registro.
Tudo funciona corretamente, mas tem um problema quando o usuário informa um CPF/CNPJ inválido

  • Ao sair do campo vem a mensagem " CIC Inv?lido - Deseja corrigir? " com um botão de OK e outro de CANCELAR.
  • Se pressionar OK volta no campo para corrigir.
  • Se pressionar CANCELAR continua fazendo a pesquisa não encontrando o registro e pedindo a INCLUSÃO de um registro com CPF/CNPJ inválido.
    Olhei as propriedades do campo CPF_CNPJ não tem nada para bloquear ou inibir esta mensagem e este botão CANCELAR.
    Alguém sabe dar uma solução para isto, ou tenho que fazer a VALIDAÇÃO manualmente no OnValidate do filtro ?
    Estranho esta mensagem referindo a CIC e CGC, isto acontece somente no FILTRO e quando cria um campo tipo CPF e CNPJ
    Estou usando versão 8 com a ultima atualização.
    Aguardo.
    Obrigado.

No meu caso, fiz assim pra passar sem CNPJ e CPF, uma vez que, o valor nulo no campo, (exemplo) é entendido como algo pré existente.

Evento Ajax - cnpj_onChange

if({cnpj}>‘0’) {
if({cnpj}!= ‘’) {
sc_lookup(doc,“select cnpj from clientes where cnpj=’{cnpj}’”);
$docum={doc[0][0]};
}
if ({cnpj}==$docum) {
sc_alert(“ATENÇÃO !!
Já existe um documento igual no sistema.”);
sc_set_focus(‘cnpj’);
{cnpj}=’’;
}
}

Roberto, obrigado.

Mas o campo foi criado no FILTRO.
O único problema é que o scriptcase valida este campo criado manualmente no filtro e deixa continuar, gerando um problema de incluir um CPF/CNPJ inválido.
Resolvi isto validando o CPF e o CNPJ no onFilterValidate.
O que acho estranho é que, se o próprio scriptcase valida, porque deixar continuar com campo invalido.
obrigado.

Oi Gente, por acaso alguem sabe como resolver ??

Ao que parece voltou a ocorrer, mas o pior é que com caracteres estranhos.