Converte Letra - Problema com CHARSET

Estou com banco dados e aplicação configurados com UTF8. Criei o grid de consulta e os caracteres especiais aparecem corretamente, mas ao utilizar a opção Converte Letra para algum campo texto, os caracteres especiais já não são mais exibidos de forma correta. Mais alguém passou pela mesma situação? Grato pela atenção.

Boa noite,

Vou verificar este problema com nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann

Desconheço opção Converte letra para algum texto.

Rocha,

Teria como o Sr. enviar um print dessa opção?

Obrigado.

Segue:

Da forma como está ai, o CHARSET não funciona.
Grato pela atenção.

Não deveria afetar.

Rocha,

Achei que o Sr. estava se referindo a Grid.

Quais foram os caracteres que deram problemas?

O Sr. conferiu também que a codificação do projeto está igual ao banco?

att,
Bernhard Bernsmann

Desculpe, mandei a imagem do formulário, mas realmente é no grid, na mesma opção.
Os caracteres que aparecem errados são: Ç Ã (testei com estes).
Banco e projeto estão com UTF8.
No ambiente de produção, mesmo banco e projeto estando com UTF8, a visualização não é correta, por exemplo as letras ‘ÇÃO’:

• no banco com UTF8 está salvo assim: ÇÃO
  • sem escolher uma opção no campo Converte Letra o sistema mostra: ÇÃO
  • escolhendo Caixa Alta ele mostra: À�ÃO

Quando coloco o sistema para o meu servidor, se o Converte Letra está vazio, o grid é apresentado corretamente. Descobri aqui agora que se coloco CAIXA ALTA é mostrado corretamente, mas se uso CAPITULA TODAS AS PALAVRAS ele mostra assim: Ç��o. Parece que o problema está nas opções.

Grato pela atenção.

Rocha,

Esta opção não existe na Grid…

Verifique por gentileza se o charset/collation está como UTF 8 na conexão do seu SC, no seu banco e no seu PHP.

att,
Bernhard Bernsmann

Bom dia.

Desculpe Bernhard, mas só se estou usando o nome errado para a aplicação. Segue imagem:

Grato pela atenção.

Acho que pode ter a ver com o que fala neste link, em resumo algumas funções do php tinha como default o charset ISO-8859-1 em versões anteriores a 5.4 após a 5.4 o padrão se tornou UTF-8. Este link serve para Netmake verificar e propõe algumas soluções:

http://nikic.github.io/2012/01/28/htmlspecialchars-improvements-in-PHP-5-4.html

Se for realmente isso, basta ir no arquivo php.ini e muda-la.
default_charset = ISO-8859-1

Uma dúvida.

O senhor já tinha essa base já cadastrada com alguns valores, ou criou um formulário no scriptcase com o charset utf8 e inseriu alguns dados.

Após todo esse tempo o scriptcase continua com o mesmo BUG. Quando você usa a opção para converter a letra ele dá problema no charset