Conversão de cm para px

Pessoal, bom dia!

Tenho a seguinte necessidade. Eu tenho um formulário que faz o cadastro de etiquetas e nesse cadastro eu informo o tamanho da mesma em centímetros.

Porém utilizo o tcpdf para gerar uma impressão em pdf e assim o usuário poder imprimir as etiquetas. Só que os tamanhos lá são em pixels. Por isso a minha necessidade.

Tentei buscar algum material no google mas não consegui encontrar nada que me ajudasse a não ser conversores que as vezes não batem o valor.

Por ex:

https://www.blitzresults.com/pt-br/pixel/
Neste site acima, 1cm é equivalente a 118px

https://www.converter-unidades.info/Converter+Pixels+de+cm.php
Neste outro, 1cm é equivalente a 38px

Aí fiquei na dúvida.

Agradeço desde já pela sua ajuda.

tcpdf é em milímetros em´pixeis não creio.

Reabrindo este tópico. Voltei a ter a necessidade informada acima. Na época acabei não conseguindo uma resposta que resolvesse meu problema. Na verdade, o que eu preciso é no TCPDF informar nas margens e tamanhos de células valores em centímetros em vez de pixels

Vamos lá, então:

Como calcular o tamanho de um pixel em centímetros ( ou quantos pixeis cabem em 1 centímetro)?

Primeiro precisamos saber as medidas do monitor.

Para saber as medidas de um monitor (que comercialmente são vendidos em polegadas, e essa medida vai de um vértice ao vértice oposto )

Monitores, também possuem suas medidas de altura e largura baseados em uma proporção entre a largura e altura (full screen: 4/3 ou wide screen 16/9), ou seja, em um monitor wide screen de 14 polegadas, possui largura 16/9 avos da altura, ou possui altura 9/16 avos da largura).

Mas essa proporção geralmente não equivale realmente as medidas dos monitores, mas em termos comparativos dos monitores mais comuns temos as seguintes medidas:

14 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

15 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

17 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

19 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

20 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

21 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

22 polegadas, 4:3(fullscreen) e 16:9(widescreen):
image

Escala dos monitores 4:3
image

Escalas dos monitores 16:9
image

Comparativo 14" Full vs 17" Wide
image

Comparativo 17" Full vs 19" Wide
image

Comparativo 17" Full vs 22" Wide
image

Então já possuímos uma das váriáveis para cálculo dos pixeis em centímetros…

Agora , outra variável dependente para esse cálculo é a resolução do monitor.
Como temos a opção de configurar algumas resoluções para um monitor, vou considerar a resolução máxima que o monitor pode alcançar (maior resolução, mais pixeis conterá em um centímetro), a resolução depende de cada modelo e não está relacionada diretamente as medidas do monitor.
Mas vamos supor um monitor de 14 polegadas, widescreen (com dimensões: largura=31,8cm x altura=16 cm). Supondo a resolução de 1920pixeis por 1080 pixeis.

Calculando…

na largura: 1920pixeis / 31,8cm = temos 60,38 pixeis por centímetro.
na altura: 1080pixeis / 16 cm = temos 67,5 pixeis por centímetro.

RESUMINDO:
Tamanho de 1 pixel tem altura e largura diferente conforme o monitor (que possui variações na largura, altura e resolução) .

Reafirmando resposta anterior:

TCPDF, o padrão se mede em milímetros ( 1 cm possuí 10 milímetros). Mas pode se mudar as unidades de medidas do tcpdf pelo método: setPageUnit (Unidade) ou no segundo parâmetro do construtor da classe -> PDF_UNIT.

Valores possíveis para Unidade:

pt: ponto

mm: milímetro (padrão)

cm: centímetro

in: polegada

Um ponto é igual a 1/72 de polegada, ou seja, cerca de 0,35 mm (sendo uma polegada 2,54 cm). Esta é uma unidade muito comum em tipografia; os tamanhos das fontes são expressos nessa unidade. Um ponto não quer dizer exatamente a um pixel.

Pixel é uma medida virtual variável, centímetros, mílimetros, quilômetros, pés, milhas, jardas, milhas náuticas… são medidas reais e que podem ser convertidas uma nas outras).

TCPDF trabalha com medidas reais, pois ele é fiel a impressão conforme as medidas do papel utilizado.

Vale a pena ler:

https://www.tecmundo.com.br/pixel/7529-pixel-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ele-.htm#:~:text=O%20tamanho%20real%20de%20um,uma%20medida%20definida%20em%20centímetros.&text=Por%20exemplo%2C%20uma%20imagem%20de,1%2C08%20cm%20na%20altura.

Faça um teste:

Crie um script em html onde exiba uma div com borda realçada nas medidas de 500px X 500px.
Exiba no monitor. Pegue uma régua e meça (anote). Mude a resolução do monitor, meça novamente(anote). Compare depois as duas anotações.

Obs: fontes de pesquisa: Web: Configurações de Monitores e Matemática Geométrica,

2 Curtidas