Controle de Versão.

Ola Pessoal,

Estou pensando em utilizar o controle de versao do SC.
Alguem ja usa para dar algumas dicas ?
Funciona legal ?
Caso precisa voltar uma versao, ele volta 100% ou tem algum trauma ?

Obrigado.

Paulo.

Há muito tempo tentei usar e não serviu pra nada… nem me lembro direito se conseguia buscar a versão antiga… a coisa mais fácil e menos traumática foi exportar o projeto e importar com o nome diferente, como se fosse nova verão… acabaram-se os problemas.

Eu não uso ainda efetivamente mas nos testes que fiz considero que seja um controle simples e eficaz. Inclusive há sim a possibilidade de acessar as versões anteriores.
Jovito fico muito feliz que tenha voltado ao nosso convívio, seja bem vindo!

Obrigado pessoal,

Estive pensando como o Jovito, usar projetos renomeados, tipo: projeto1.0; projeto1.1, etc.
Terei maior controle.
Mas vou fazer o seguinte, tenho um projeto pequeno aqui e vou testar pelo SC tambem.
Futuramente posto minha experiencia aqui.

Att,
Paulo.

O metodo de versionamento do sc funciona sim, e funciona bem.

Obrigado Haroldo, bom saber.

Vou testar tambem e posto o resultado.

Olá Paulo,

Qual foi a sua experiência com o controle de versão?
Estamos começando a utilizar o SC na empresa e iniciaremos um primeiro projeto e já gostaria de controlar a versão dele.

Obrigada.

A única coisa que achei estranha no controle de versão é que ao mexer em uma versão nova as alterações em desenvolvimento vão sendo geradas na mesma pasta que a versão anterior, então se você precisar fazer alguma alteração na versão anterior por questão de bug ou algo assim é recomendado que lá na pasta app do SC você delete tudo que estiver lá dentro porque se não fizer isso as duas versões se misturam lá e você pode se deparar com um erro que nem é um erro mesmo é apenas reflexo da mistura da versão nova com a antiga.

Acho que se fosse implementado um controle nesse sentido seria perfeito, inclusive quando faço alterações em versões anteriores do meu sistema e preciso delas na nova versão simplesmente faço a cópia da aplicação de uma versão para a outra, lembrando que na versão de destino a aplicação não pode existir mais se não o SC não copia e te avisa que já existe uma aplicação com o mesmo nome, só que o aviso é tão rápido que nem dá pra ver.

O problema do controle de versão do scriptcase é que se o projeto for muito grande e você tiver muitas versões, como o scriptcase copia tudo e não só o que foi modificado, fica muito grande para importar ou exportar o projeto versionado entre instalações do scriptcase.

Pessoal,

Já faz muuuuiiitttoo tempo que testei o controle de versão e não gostei (naquela época). Não sei se de lá pra cá foram feitas atualizações neste sentido portanto continuo com a mesma impressão - Não presta pra nada, definitivamente, nenhuma utilidade. Essa minha assertiva vem do seguinte raciocínio: Todo ano faço upgrade (V5, V6 e V7)… ora, se pra cada nova versão eu tenho que ficar migrando os projetos, qual o sentido ficar mantendo o controle de versão pelo SC? Se eu tivesse as versões antigas não serviriam de absolutamente NADA, porque eu teria que ficar fazendo migração das versões e isso não é possível. Salvo se fizeram atualizações para resolver isso.

O que eu faço sempre é -> todo final de dia faço um backup dos projetos e salvo no meu ambiente de produção.

Salam Aleikum

Jovito tu é islamita ou apenas gosta do significado da saudação: Salam Aleikum

Sou não cara…

Apenas acho que a coisa aqui tem ser eclética. Estou pensando em estudar Teologia… Já fiz Engenharia, Direito, Sistema de Informações, Esp em Engenharia de Software, MBA em Marketing e agora estou fazendo Engenharia Elétrica… mas tenho uma vontade muito grande de fazer Teologia e Filosofia.

Vamo-que-vamo.

Já estudou de tudo um pouco mesmo hein, bom que dá para fazer software para muitas áreas pois conhece muitas áreas de negócio, eu já sou mais de me focar em uma área específica e me aprofundar, mas é sempre bom ter a visão holística das coisas.