Bem a solução que adotei foi a seguinte:
Aproveitei a sc_logged.php que é gerada pelo SC em projetos padrão de segurança, e mesmo tendo criado do zero a estrutura de segurança do meu sistema, isso porque ele tem requisitos que o sistema padrão de segurança do SC não atende, usei o conceito para bloquear múltiplos logins de um mesmo usuário e limitei a criação de usuários a um número máximo definido em uma tabela de controle de registro armazenada em outro banco, nesta mesma tabela controlo a data que expira a licença e qual é o tipo de licença, que definirá os recursos que será liberados para o usuário.
No banco dos clientes tenho uma tabela “registro” com todos os dados do cliente e outra chamada “ativação” com 5 campos VARCHAR(255), ao incluir um novo registro o sistema replica a tabela “registro” para o banco de controle onde há um espelho da mesma, e popula a tabela “ativação” com informações encriptadas correspondentes a uma licença programada para expirar em 90 dias e replica esta tabela para o banco controle, além de popular um terceira tabela chamada “controle” que está também no banco controle com as mesmas informações que originaram a tabela ativação.
No login e durante a operação do sistema, as informações da tabela ativação são desencriptadas e utilizadas em validações, e quando necessário altero os limites da licença na tabela “controle” no banco controle que replica as alterações já encriptadas para a tabela “ativação” do banco dos clientes.
Caso algum dos companheiros tenha sugestões para melhorar ou simplificar este mecanismo, agradeço.
Espero que este post ajude a outros colegas que no futuro possam ter as mesma dúvidas que eu tive.