Conteudos dos campos da tabela não são todos disponibilizados em Grid Editável.

Senhores, gostaria de saber se o que vou relatar abaixo é “assim mesmo” (ao meu ver um má usabilidade) para formulários grid ou é algum “bug” que está sendo reparado no SC.
Tenho uma aplicação, form grid editável, onde apresento alguns dos campos de uma tabela de Candidatos.
Outros campos dessa tabela eu não quero apresentá-los no grid e estão relacionados no bloco “Campos não mostrados.”
Coloquei no form uma variável {w_opcao), tipo select, com as opções de processamento que estarão disponíveis ao usuário e, esses processamentos (aplicação), são “disparadas” por um ajax onchange.
Nesse ajax eu passo parâmetros para as aplicações chamadas, passando os conteúdos de campos dessa tabela: {id} e {idProvaRealizada}, via variáveis globais [w_idCandidato] e [w_numeroProva], respectivamente.

Por incrível que pareça quando eu passo como parâmetro os conteúdos de campos (no caso o campo {id}) que NÃO estão sendo apresentados no grid, o valor é sempre vazio, o que resulta em erro no WHERE da aplicação chamada.
Ao contrário, quando o campo está sendo apresentado no grid ({idProvaRealizada}), os conteúdos são passados para variáveis globais sem problemas.

Exemplificando, no processamento ajax (w_opcao_onChange) eu tenho as seguintes instruções:
[w_idCandidato]={id}; // este campo não estava apresentado no grid, enquanto não o mostrei no grid, a instrução não func.
[w_numeroProva]={idProvaRealizada}; // esse campo estava apresentado no grid e funcionou desde o começo
opcoesprocessamento(); // function que dispara as aplicações e que funciona sem problema

As perguntas que faço são as seguintes:

  • isso é bug? afinal ter acesso na aplicação aos conteúdos dos campos de toda linha da tabela, estejam ou não sendo mostrados, deveria ser o básico;
  • é uma característica desse tipo de form ? me recordo agora que já tive problema desse tipo no passado em não soube o que era, nem com o suporte do pessoal do scriptcase;
  • se for uma característica desse form, tem como contornar? afinal, eu não quero mostrar o “id” do candidato no grid, mas estou tendo que fazer isso porque se não o parâmetro não é passado corretamente.

Podem me ajudar com isso?

Agradeço a vocês.

Ola

Experimente deixar o campo id como campo escondido.
Já vi aqui um post que relata este problema.

apresente todos os campos no formulário e na onscriptinit usa a macro sc_field_display({campo}, off) para as que não deseja visualizar.

Em eventos ajax, marque os campos que deseja que os valores sejam recarregados pois nesses eventos a própria aplicação é chamada via ajax e nem sempre todos os campos são recarregados.

Obrigado.